VOLTAR

'Se não tiver mais reza e rezador, o mundo vai acabar': indígena morta a tiros era importante liderança espiritual

g1 MS - https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia
16 de Dez de 2022

'Se não tiver mais reza e rezador, o mundo vai acabar': indígena morta a tiros era importante liderança espiritual
Estela Verá era importante figura para a cultura indígena Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul. Familiares disseram que a idosa foi assassinada a tiros por homens encapuzados e diante do próprio filho.

Por Renata Barros, g1 MS - Mato Grosso do Sul
16/12/2022

O coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em Mato Grosso do Sul, Matias Benno, descreve Estela Verá como "um pilar da cultura e uma índigena super importante".

"Era uma pessoa fundamental, que tinha ampla participação na vida e na recuperação daquele território e também na manutenção dos aspectos de espiritualidade próxima."

Além de ser influente na região, a rezadora participou de livro e filme sobre os povos originários do Brasil. "A ñandesi Estela Verá sempre foi um pilar na manutenção dos saberes Guarani e Kaiowá e lutou a vida toda pela valorização dos rezadores e rezadoras", detalha uma publicação da página do filme "Yvy Pyte - Coração da Terra", que teve a participação da indígena.

Ao g1, o coordenador do Cimi em Mato Grosso do Sul ressalta o impacto da perda da rezadora. "Ela era uma base firme, ou seja, junto com outros rezadores que foram falecendo era uma pessoa de inestimável valor para a comunidade, para os jovens, para a perpetuação do modo de ser da comunidade", afirma Matias Benno.

Verá também esteve presente na edição 2011-2016 da série "Povos Indígenas no Brasil", lançada pelo Instituto Socioambiental (ISA). A indígena conversou com a antropóloga Lauriene Seraguz e teve texto traduzido por ela em conjunto com Jacy Vera.

Leia a seguir um trecho do texto de Estela Verá:

"Se não tiver mais reza e rezador, o mundo vai acabar. Tudo vai acabar, os sinais de que o mundo está acabando já estão aparecendo. Hoje temos menos rezadores (opuraheiva), chuvas sem limite. Está tudo fora do tempo.

No mundo todo está acontecendo isso, não é só no Brasil. Aqui estamos um pouco mais protegidos porque ainda temos opuraheiva. Tudo vai estar perdido. Os cantos hoje estão muito mais curtos (mbyky) do que eram antes e os seres humanos estão morrendo muito antes nos tempos de hoje. Pelo jeito vai continuar assim, por causa do canto curto, que não é mais como o antigo (longo, puku).

Vivo com a minha reza ainda pela vida dos inocentes, pois ainda aparecem crianças que esperam muitas coisas de mim. Por isso tenho forças para continuar a minha vida como opuraheiva.

Se hoje o mundo ainda não acabou é pela vida destes inocentes, pois, do mesmo jeito que o Kuarahy (Sol) ilumina a gente, ele pode sumir e acabar com tudo. Isso vai acontecer quando acabarem os opuraheiva. Kuarahy pode fazer uma troca e nos devolver o que fizemos contra terra, para então, renovar e começar tudo de novo. [...]"

Confira o texto na íntegra aqui.
https://pib.socioambiental.org/pt/%22Se_n%C3%A3o_tiver_mais_reza,_o_mun…

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2022/12/16/se-nao-ti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.