VOLTAR

SDS leva capacitação a Associação da Resex do Rio Gregório

SDS - www.sds.am.gov.br
Autor: Nívia Rodrigues / Daniela Feitosa
04 de Mai de 2010

Os moradores do município de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus) tiveram uma atividade diferente no final do mês de abril, que vai contribuir para a melhoria de vida das comunidades. Técnicos do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) ministraram, nos dias 27 e 28 de abril, um curso de capacitação para o gerenciamento institucional da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Rio Gregório (AMARGE). Cerca de 30 comunitários participaram da atividade.

O coordenador do Ceuc, Domingos Macedo, explica que o conteúdo discutido no curso funcionará como um instrumento de luta e reivindicação da associação para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. "A capacitação, além de informar acerca de procedimentos administrativos, orienta os associados a agirem em defesa de seus direitos e na melhoria da condição de vida", declara Macedo.

Durante a realização da capacitação, os participantes conheceram o conceito dos instrumentos administrativos que, associados ao resgate histórico da Associação, possibilitou aos associados uma reflexão acerca dos problemas atuais no município. Após os direcionamentos e informações apresentadas pelos técnicos, foi possível a produção de dois ofícios, encaminhados aos órgãos municipais competentes, contendo questionamentos e reivindicações sobre questões relativas à educação e saúde pública no município.

Para Arleilson Ferreira, primeiro secretário da Amarge, as informações obtidas no curso, foram positivas para os participantes. "Só temos a agradecer pela colaboração na criação da Reserva e contribuição com o funcionamento da Amarge. Esclarecemos dúvidas a respeito dos nossos direitos como cidadãos, e agora podemos lutar por eles", declara Ferreira.

De acordo, com Lidiane Silva, técnica do CEUC, que ministrou a capacitação, os participantes tinham pouco conhecimento dos direitos e deveres de uma associação comunitária. "A capacitação possibilitou que os membros da associação, reconhecessem seu potencial de agir na reivindicação de direitos e sugestões de melhoria para a comunidade, por meios legais e documentáveis", acrescenta a técnica.

Em setembro deste ano, os associados colocarão em pratica os ensinamentos da capacitação durante a realização da Assembléia Extraordinária, para a avaliação das atividades realizadas, desde o mês de maio de 2010. Ao temas em debate são referentes à geração de renda, cadastramento dos sócios, escolha da logomarca da AMARGE e eleição da próxima diretoria.

Projeto AMA

Recentemente, a Resex do Rio Gregório foi escolhida para ser contemplada pelo Projeto AMA, uma parceria da SDS com a grife IODICE, que incentivará a geração de renda em Unidades de Conservação estaduais. O projeto irá trabalhar com os artesãos das reservas visando geração de renda e novas oportunidades para os artistas locais.

Os benefícios para as 200 famílias residentes da UC serão provenientes do fundo de arrecadação a partir da venda de um livro: "A Moda no Amazonas" - a ser lançado ainda este ano -, e parte da venda de objetos produzidos com matéria prima local. Essa renda será aplicada em ações de infraestrutura comunitária, a partir das decisões da comunidade.

O projeto ainda propõe um concurso aos estilistas amazonenses. Em que, ao final, cada participante desenvolverá um figurino e o vencedor participará de uma exposição em São Paulo com participação da mídia nacional direcionada a esse segmento.

http://www.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.