VOLTAR

SDR Ibirama recebe lideranças indígenas

O Riossulense - www.adjorisc.com.br
28 de Mar de 2014

Com a presença da secretária executiva do CEPIN - Conselho Estadual dos Povos Indígenas de Santa Catarina, Maria Iris Bessa Machado Lopes, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Ibirama realizou reunião com as lideranças indígenas das terras de Laklãnõ, nesta quarta-feira às 9 horas.

O secretário de estado de desenvolvimento regional, Roberto Ferrari, explicou que a reunião foi agendada com o objetivo de realizar um levantamento das necessidades da população das oito aldeias (Bugio, Figueira, Coqueiro, Sede, Barragem, Rio do Toldo, Palmeirinha e Pavão) existentes na região. "O Governo do Estado abriu as portas para um diálogo franco, aproximando a administração estadual do povo indígena, buscando, com isto, a melhoria da qualidade de vida destes povos".

Caciques, conselheiros (membros do CEPIN), e lideranças regionais e das aldeias apresentaram as demandas existentes nas áreas: de infraestrutura, estradas e iluminação pública; educação, mais salas de aula e saneamento básico nas unidades escolares; cultura; saúde.

Segundo Maria Iris, as demandas foram anexadas à ata para serem levadas ao Conselho Estadual para análise, mas as lideranças podem, e devem enviar por escrito outras necessidades das terras Laklãnõ, ainda existentes, para a sede da SDR Ibirama até o próximo dia 04 de abril, e as mesmas serão encaminhadas para o CEPIN.

Roberto Ferrari salientou que dentro destas demandas levantadas serão identificadas as responsabilidades de cada ente federativo: união, estado município. "A SDR Ibirama é a representante do Governo do Estado".

Por solicitação de lideranças, foi marcada reunião da gerente regional de saúde, Juciane Barboza, com os membros do conselho indígena de saúde, no próximo dia 02, quarta-feira às 14 horas na SDR Ibirama.

CEPIN

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas de Santa Catarina tem a função de promover políticas públicas que garantam os direitos dos povos indígenas e o exercício da cidadania através da participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Estado.

Terras de Lakãnõ

As terras Indígenas de Laklãnõ estão distribuídas dentro de quatro municípios: Vítor Meireles, José Boiteux, Doutor Pedrinho e Itaiópolis. Cerca de 70% destas terras estão dentro dos limites dos municípios de José Boiteux (sudeste da Reserva) e Doutor Pedrinho (norte da Reserva). São oito aldeias e três povos: Kaingang, Guarani e Xokleng.

www.adjorisc.com.br/jornais/oriosulense/regional/sdr-ibirama-recebe-lid…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.