VOLTAR

Sauim de Coleira ganha campanha para preservar espécie em Manaus

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br
31 de Jul de 2014

Após o lançamento da campanha de proteção do boto-vermelho da Amazônia, outro animal ganhou destaque: o Sauim de Manaus ou de Coleira (Saguinus bicolor). O animal é o tema do mês de agosto para campanha educativa de proteção aos animais em risco ou ameaça de extinção. O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à importância desses animais e divulgar os telefones de contato do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Batalhão Ambiental para denúncias de crimes e para resgate. A ação será realizada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

O Sauim de Coleira é encontrado nos remanescentes florestais de Manaus. Em função do crescimento da cidade, nos últimos anos, houve uma diminuição dessas áreas, o que afeta as populações do único representante da família Callitrichidae (que compreende micos, sagüis e sauins). O animal também sofre ameaças do sauim-de-mãos-douradas (Saguinus midas), um outro calitriquídeo presente nas áreas de entorno da cidade de Manaus.

A titular da SDS, Kamila Amaral, destaca a importância do Governo em capitanear uma campanha desse porte. "Estamos dedicados a disseminar informações sobre esses animais e a importância de sua proteção, especialmente, pela participação da sociedade. O Sauim precisa de muita dedicação para sua proteção, pois é encontrado apenas em Manaus, sendo de nossa maior responsabilidade divulgar essas informações e sensibilização".

As instituições públicas e privadas, e a sociedade civil, que tiverem interesse de contribuir com a campanha, poderão baixar os arquivos, no site da SDS, compartilhar no Facebook ou retirar o material impresso na assessoria de comunicação da SDS.

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/meio-ambiente/sauim-de-coleir…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.