VOLTAR

Saúde reprodutiva e saúde da mulher indígena" é tema de curso na Unir

Rondoniagora-Porto Velho-RO
04 de Dez de 2002

Abordagens preventivas das doenças sexualmente transmissíveis e o aumento de câncer entre as mulheres indígenas, é a temática apresentada pelas professoras Ana Lúcia Escobar, Elaine Maria de Santana, Marinês César (Unir) e Luíza Garnelo (UAM), que iniciaram na segunda-feira, o 5o curso de extensão sobre a "Saúde reprodutiva e saúde da mulher indígena". Este curso é oferecido pelo Cesir - Centro de Estudos em Saúde do Índio de Rondônia em parceria com a Unir - Universidade Federal de Rondônia e vem sendo realizado desde julho. O evento está sendo realizado na Unir-Centro, a partir das 14h. e vai até a sexta feira.
O curso é direcionado aos alunos de graduação e pós-graduação na área de saúde da Unir, além de profissionais como médicos, enfermeiros, odontólogos e assitentes sociais que estejam atuando em distritos sanitários indígenas. Conforme a médica e coordenadora do Cesir, professora Ana Escobar, o objetivo deste curso é rever os principais temas de discussão nos campos da saúde reprodutiva e saúde da mulher, enfatizando os desafios para a implementação de programas em populações culturalmente diferenciadas.
"Estamos discutindo, especificamente, as questões metodológicas de orientação quantitativa e qualitativa voltadas para a realização de pesquisas operacionais sobre o tema entre comunidades indígenas. Dados comprovados mostram que o câncer é uma das doenças que mais atinge a mulher indígena, atualmente. É notório que a inclusão do índio na sociedade, vem trazendo muitos problemas, principalmente na saúde e por isso estamos levantando soluções através destes cursos", ressaltou a coordenadora do Cesir.
Segundo a médica, Ana Lúcia Escobar, o Cesir foi criado há seis anos, através de um convênio entre a Unir e a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (RJ). "O objetivo do Centro de Estudos é executar e assessorar pesquisas interdisciplinares nos mais variados campos da saúde entre populações indígenas de Rondônia e dos Estados vizinhos", explicou a professora. Atualmente o Cesir funciona no prédio da Unir-Centro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.