VOLTAR

Saúde mental indígena é discutida em Encontros Interestaduais no Tocantins

Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=135
19 de Fev de 2010

A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), promove desde dezembro de 2009 encontros interinstitucionais para discutir a saúde mental indígena. O último ocorreu no último dia 11 (quinta) e contou com a participação de lideranças das etnias Karajá e Xerente, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério Público Federal, da Universidade Federal do Tocantins e servidores da Coordenação de Tocantins.

As reuniões tem com objetivo estabelecer um diálogo voltado à política de atenção integral à saúde mental indígena, além de fomentar a mobilização e troca de conhecimentos intermediados entre os participantes, assim como traçar estratégias para as devidas soluções.

Segundo o psicólogo Fabiano Carvalho, coordenador das Ações Mental Indígena do Dsei/TO, "os encontros têm um papel importante de promover e intermediar soluções para os povos indígenas. O Fórum de Saúde Mental Indígena se torna um espaço de interlocução e diálogo entre os parceiros, e promoverá melhor trabalho de atendimento com relação à saúde mental dos povos indígenas no Tocantins".

Foram discutidos, dentre outros assuntos, o problema do alcoolismo nas aldeias que contou com grande participação dos presentes.

Publicado em 19/02/2010 às 14h40.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.