VOLTAR

Saúde indígena: UNI promove treinamento para novos contratados

Tribuna do Acre-Rio Branco-AC
05 de Mar de 2002

Começa hoje, a partir das 8h, no Centro de Capacitação dos Servidores do Poder Judiciário, o treinamento para os novos profissionais de saúde - médicos, odontólogos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem - contratados pela União das Nações Indígenas do Acre e Sul do Amazonas (UNI/AC), que vão trabalhar nas comunidades indígenas do Estado do Acre e nos municípios amazonenses de Boca do Acre e Pauini.

O evento, segundo a Coordenação do Convênio UNI/Funasa, tem como objetivo sensibilizar os novos profissionais quanto à realidade indígena na região. O treinamento vai até o próximo dia oito, sexta-feira. De acordo com a programação, a primeira atividade para os novos profissionais será uma palestra sobre a história do movimento indígena no Acre, ministrada pelo coordenador-geral da UNI/AC, Francisco Avelino da Silva (Apurinã), e pelo Administrador do Convênio UNI/Funasa, Élcio Manchneri.

Ainda no dia de hoje, o antropólogo Paulo Klein, da Ufac, falará sobre a Antropologia da Saúde e Etnomedicina - medicina tradicional. Até a próxima sexta-feira, os novos contratados trabalharão sobre os seguintes temas: Distrito Sanitário; Programa Nacional de Imunização; Especificidade Cultural;

A Equipe de Saúde em Área Indígena; Metodologia de Ação da Equipe em Área Indígena; Controle de Endemias; Vigilância Epidemiológica. O Ciclo de palestra será encerrado com o coordenador do Convênio UNI/FUNASA, José Souza da Silva (Kaxarari), que fará uma ampla explanação acerca do controle social.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.