VOLTAR

Saúde indígena reforçada com novas contratações

A Gazeta -Rio Branco-AC
25 de Mar de 2002

A saúde indígena nos 13 municípios do Estado que possuem aldeias ganhou reforço neste mês de março com a contratação de novos profissionais, através do convênio firmado entre a União das Nações Indígenas (UNI) e a Fundação Nacional de Saúde. São sete enfermeiros, dois odontólogos e 10 auxiliares de enfermagem.

Essa equipe reforçará o programa de atendimento direto nas comunidades indígenas, que já vem sendo implementado há mais de dois anos, tendo como resultados positivos uma redução considerável em doenças tipo verminoses, diarréias, infecções respiratórias agudas, malárias, doenças de pele e viroses.

A cobertura vacinal em mais de 90% dos povos indígenas do Acre e Sul do Amazonas é apontada como fator principal na redução das endemias. Além, é claro, de um processo gradativo de educação que destaca sobre a necessidade da mudança em pequenos hábitos, como por exemplo os cuidados com a água e os dejetos buscando uma melhoria na qualidade de vida.

As contratações dos profissionais que implementam os programas direto nas comunidades vem ocorrendo de maneira simplificada, através da análise de currículo. As equipes se deslocam direto para as aldeias e se estabelecem nos pólos base que funcionam como um ponto de referência, onde os povos podem recorrer em situações de emergência.

Segundo o diretor da UNI, Manoel Gomes, os resultados positivos representam os primeiros avanços de um trabalho que está sendo implementado de forma gradativa e com responsabilidade para evitar falhas, mudando uma situação criada em anos de descaso com a saúde indígena

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.