VOLTAR

Saúde Indígena integra ações do planejamento estratégico do MS para 2012

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
09 de Fev de 2012

A atenção integral à saúde dos povos indígenas é um dos temas que está sendo debatido por gestores do Ministério da Saúde (MS) na reunião de Planejamento Estratégico que definirá as ações a serem executas pela pasta em 2012. O evento teve início nesta quinta-feira (9) e segue até amanhã (10), na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Além da Secretaria Especial de Atenção Indígena (SESAI), participam do planejamento todas as secretarias, coordenações e agências que compõem a estrutura organizacional do MS.

De acordo com o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, o encontro é uma excelente oportunidade de integrar e articular as ações de todos os setores que compõem o Ministério da Saúde. "A minha expectativa enquanto secretário é que nós possamos fazer com que cada órgão que tenha alguma ação que impacte diretamente na saúde indígena possa inseri-la no seu planejamento cotidiano e com isso passe a se preocupar com esta articulação de ações", enfatizou Antônio Alves.

Ele ressalta que para ser integral, a assistência aos povos indígenas demanda o envolvimento de outros setores e áreas da assistência. "Por exemplo, têm ações nossas que dependem da atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Portanto, é importante que as demais secretarias vejam também esta articulação conosco. O mesmo se aplica a outras áreas como a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SEGEP), Ciência e Tecnologia, gestão de trabalho, entre outras".

Planejamento da Saúde Indígena

Por ter se antecipado e realizado seu planejamento estratégico com a participação de técnicos e lideranças indígenas, a SESAI construiu e levou para o debate central uma proposta de planejamento pautada na realidade vivenciada por cada um dos 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEI).

"A gente teve a oportunidade, no início deste mês, de trazer para o nosso planejamento os chefes dos 34 Distritos Especiais Indígenas (DSEI), além dos presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), justamente porque são os chefes dos DSEI que vão vivenciar lá na ponta a realidade do seu distrito, e, ao mesmo tempo, vão poder executar aquilo que planejamos em nível central", explica Antônio Alves.

Segundo ele, ao levar para o planejamento geral do MS seus desafios, objetivos e estratégias, a SESAI faz com que as demais secretarias do Ministério também se enxerguem dentro das ações de saúde indígena, de modo a articular ações integrais. "Isso é fundamental nesta perspectiva de integração da SESAI com as demais áreas do Ministério da Saúde. Aliás, isso era uma reivindicação antiga das comunidades indígenas. É uma política do Sistema único de Saúde (SUS) que fortalece ainda mais a nossa secretaria", salientou.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.