VOLTAR

Saúde indígena 05 - Distritos sanitários podem ter autonomia ainda este mês

Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br)
Autor: Marco Antônio Soalheiro
09 de Jun de 2008

Brasília - A reivindicação de comunidades indigenistas de autonomia administrativa e financeira aos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) existentes no Brasil está prestes a ser atendida. A direção da Funasa informou à Agência Brasil que a medida - considerada fundamental para melhorar o atendimento prestado aos índios - deve ser autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 19 de junho, em reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista.

"A autonomia é a reivindicação principal deles [índios]. Você vai aproximar a gestão do usuário, com condição de melhorar a execução financeira. Poderá ser um marco histórico", afirmou o diretor de Saúde Indígena da Funasa, Vanderlei Guenka.

Com a redução da burocracia para liberar recursos, Guenka acredita que será "mais fácil" encontrar soluções para dificuldades logísticas e de transporte enfrentadas no atendimento às aldeias. "A maior população indígena está na Região Norte, de maneira dispersa. O acesso das equipes às aldeias é muito difícil, de barco, avião ou helicóptero. Além disso, 80% da população indígena fica em municípios pequenos, onde a estrutura hospitalar é limitada", descreveu o diretor.

Segundo a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a centralização de recursos em Brasília já provocou a morte de inúmeros índios. A entidade defende a descentralização, com controle social exercido por agentes da própria comunidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.