VOLTAR

Saúde envia testes rápidos para detectar malária em território Yanomami

O Globo - https://oglobo.globo.com/
12 de Fev de 2023

Saúde envia testes rápidos para detectar malária em território Yanomami
Lote foi encaminhado pelo Ministério da Saúde; 6 mil unidades devem ser usadas em dez dias de operações de agentes de saúde na localidade

Por O Globo - São Paulo

12/02/2023 13h20 Atualizado há 2 meses

Seis mil testes rápidos para detecção de malária estão em distribuição para comunidades do território Yanomami. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde neste domingo, 12. A entrega de mais kits deverá ocorrer tão logo novos profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde cheguem à localidade.

A importância dessa modalidade de testagem no local é alta. Isso porque eles têm como principal característica a facilidade de uso e o pouco peso, o que facilita a chegada do diagnóstico em áreas mais remotas. O plano foi elaborado pelo Centro de Operações de Emergência (COE) Yanomami, devido à importância de se diagnosticar rapidamente os casos de contaminação.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os testes serão usados em 100% da população dos pontos destacados. "Mesmo os pacientes assintomáticos serão testados. Assim teremos uma análise mais precisa da situação nas aldeias. E o teste é simples: o agente coleta uma gota de sangue do paciente e utiliza um reagente para identificar a doença", disse no comunicado Brenda Coelho do Programa Nacional de Prevenção e Combate da Malária (PNCM).

Em visita recente à Missão Catrimani, o Secretário de Saúde Indígena (Sesai), Ricardo Weibe Tapeba, destacou que as equipes de saúde "são bem engajadas no território todo, mas relatam a falta de lâminas para os testes e monitoramento da malária, por exemplo. E a doença é uma grande demanda da região".

Crise sanitária
Uma combinação de crise na gestão da saúde no território ianomâmi e o aumento do garimpo ilegal nas terras indígenas levou à tragédia sanitária revelada nesta semana entre os povos dessa etnia, aponta especialistas.

Os cuidados com a saúde desses indígenas são feitos por meio de postos com infraestrutura razoável, mas o modelo depende de uma equipe qualificada que vá às aldeias. É nessas visitas que se observa o quadro de saúde das pessoas, vacina as crianças, dá remédio contra vermes, busca sintomas de malária, coleta sangue, coibindo, assim, situações mais complexas quando, então, é preciso remover o paciente aos hospitais da capital - considerando a dificuldade de transporte e grandes distâncias.

- Nos últimos anos, por incompetência ou má intenção, foram indicadas pessoas sem nenhuma experiencia em gestão de saúde pública e começou a haver uma precarização da infraestrutura, com redução da equipe de atendimento e consequente diminuição das visitas, e de medicamentos. Situações que eram tratáveis começam a passar a situações complexas, uma criança com uma gripe, vira pneumonia, sem remédios para tratar - explica o pesquisador do Instituto Socioambiental Estêvão Benfica Senra.

Assim, as remoções se tornaram mais frequentes e custosas.

- As pistas de pouso foram tomadas por garimpeiros ou abandonadas, exigindo o deslocamento por helicóptero que é cinco vezes mais caro do que o avião. Não teve menos investimento, mas isso não significou melhoria na saúde, pelo contrário - explica.

(Com informações da Agência Brasil)

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/02/saude-envia-testes-rapi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.