VOLTAR

Saúde de Maricá leva campanha de vacinação à aldeia indígena

Prefeitura de Maricá - http://www.marica.rj.gov.br
14 de Mai de 2014

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, composta por duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem, esteve nesta terça-feira (13/05) na aldeia guarani, em São José do Imbassaí, para aplicar a vacina contra a gripe e as vacinas de rotina para as crianças (pentavalente e meningocócica C, por exemplo).

Segundo a coordenadora Núbia Brum, das 60 pessoas da aldeia, cerca de 36 estavam presentes e foram vacinadas: 25 adultos e onze crianças. "Quando os registramos junto ao ministério da Saúde, é algo que independe de serem idosos ou gestantes. No caso da gripe, a partir de seis meses de idade já é possível aplicar a vacina", explicou, citando o motivo dessa atenção. "Índios são mais vulneráveis. A gripe é uma doença aérea, acaba sendo transmitida com mais facilidade e hoje temos uma entrada grande de pessoas na cidade na tribo", acrescentou. Núbia informou ainda que a equipe poderá retornar à aldeia se for preciso, para vacinar - contra a gripe e outras doenças - quem não estava na hora da visita.

Pajé da tribo, a guarani Lídia foi vacinada e ficou satisfeita com o trabalho
da secretaria. "Fico feliz que vocês estejam sempre lembrando da gente. Nas outras cidades onde ficamos ninguém fazia isso", afirmou. "Vim para cá no ano passado e vocês sempre estão aqui para cuidar da gente", completou. Iracema Nunes de Oliveira e Luciana Parapote também consideraram importante participar da vacinação, principalmente para o cuidado com as crianças. "Assim não pegamos doenças. Ano passado também tomei a vacina e não peguei mais gripe", disse Luciana.

A campanha acabará na próxima sexta-feira (16/05). Segundo Núbia, a partir do dia 19 deste mês enquanto houver doses nas Unidades de Saúde, toda a sociedade poderá participar.

www.marica.rj.gov.br/?s=noticia&n=4074

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.