VOLTAR

Saúde atuará na prevenção ao alcoolismo e o uso de drogas de indígenas

Gazeta Digital - www.gazetadigital.com.br
Autor: Raquel Ferreira
25 de Jul de 2008

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas (Coapre) realiza a partir desta segunda-feira (28), no Hotel Veneza, situado na Avenida Coronel Escolástico, no 738, Bairro Bandeirantes, em Cuiabá, a partir das 08h, a 1ª Capacitação em Álcool e Drogas para profissionais em área Indígena. "A questão do álcool e outras drogas permeia todas as nações indígenas. O mesmo vem se tornado um problema de saúde pública tanto para os povos indígenas quanto para os não índios. Portanto se faz necessária a execução de ações e capacitações voltadas para esse problema", esclareceu o membro da Área Técnica de Saúde Indígena da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas da SES, Arnaldo Borges Filho. A capacitação prossegue até quinta "feira (30), às 18h.

Ao todo, uma equipe com média de 30 profissionais formados composta por médicos, enfermeiros e odontólogos do Distrito Sanitário Indígena Especial de Cuiabá serão capacitados para atuarem com a saúde indígena. De acordo com o técnico da saúde indígena da SES a partir dessa capacitação os profissionais irão trabalhar junto aos índios no sentido de desenvolver ações na prevenção e assistência básica aos usuários de álcool e drogas.

Arnaldo explica ainda que a metodologia aplica será da teoria da problematização. Serão realizados trabalhos em grupo onde cada equipe colocará uma situação ou problema onde será feita a avaliação e elaboração de estratégias de ação de acordo com a teoria estudada voltada para cada realidade ou necessidade do município. "Dessa forma podemos encontrar formas de trabalho por meio das trocas de experiências. Esse é um caminho para alcançarmos êxitos nas atividades que vem sendo executadas", ressaltou Arnaldo Borges. Dentre os temas trabalhados estão a Redução de Danos, Acolhimento e Conceitos de Drogas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.