VOLTAR

Saterés-Maués se reúnem em Parintins

A Crítica-Manaus-AM
23 de Jul de 2002

O Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sedia hoje e amanhã a Segunda Reunião do Programa de Sustentabilidade e Vigilância Sateré-Maué. No encontro, além dos representantes da etnia do Município de Parintins, estarão presentes os dos municípios de Barreirinha e Maués. O Programa de Sustentabilidade e Vigilância Sateré-Maué é uma iniciativa do Conselho Estadual de Educação Indigenista do Amazonas.

A coordenadora de educação indigenista no Município de Parintins, Zeila Márcia Costa, ressalta que a reunião é mais um passo no avanço do projeto. "O Programa de Sustentabilidade e Vigilância Sateré-Maué tem por objetivo realizar pesquisas etnográficas com os povos indígenas, e a primeira pesquisa será junto à etnia sateré-maué", disse a coordenadora.

Por meio do programa será realizado um censo da população indígena no Amazonas. Zeila explica que, dessa maneira, o Conselho Estadual de Educação poderá inicialmente detectar e identificar as áreas indígenas demarcadas e o local de moradia dos índios da etnia sateré-maué, ou seja, se eles estão realmente presentes nas áreas demarcadas ou se estão morando em outros espaços, como as cidades e as zonas rurais dos municípios. "Pelo programa serão coletadas informações sobre como os índios estão vivendo, e principalmente onde estão vivendo", diz Zeila. A informações serão computadas e tabuladas para a primeira pesquisa etnográfica realizada com a etnia sateré-maué.

Esta Segunda Reunião conta com o apoio de representantes do Conselho Estadual de Educação Indígena do Amazonas, Gerência de Educação Indígena (da Seduc), Fundação Estadual de Política Indígena (Fepi), Fundação Joaquim Nabuco e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além destes, mais nove
representantes de Organizações Não-Governamentais e instituições que trabalham com povos indígenas participarão do encontro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.