VOLTAR

São Sebastião preserva cultura indígena da aldeia de Boracéia

Click Litoral
31 de Mar de 2008

Em abril, a Prefeitura de São Sebastião presta homenagem aos primeiros habitantes do Brasil. No dia 19, é comemorado o Dia do Índio, marcado por atividades culturais, educacionais e também de conscientização. Em São Sebastião não é diferente, o bairro de Boracéia, na Costa Sul do município, abriga a Aldeia Guarani de Ribeirão Silveira, que tem mais de 300 índios.

A Secretaria de Saúde (Sesau) é a responsável pelo acompanhamento da comunidade indígena no bairro. Já a Educação fica com o município de Bertioga. De acordo com informações da Sesau, médicos do Programa de Saúde da Família (PSF), de Barra do Sahy, e do Pronto Atendimento de Boiçucanga dedicam oito horas de trabalho semanais na Aldeia Indígena.

Neste mês, o Governo Federal sancionou a Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede pública de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". A legislação vale para todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio, públicas e privadas, fazendo parte do currículo escolar, especialmente nas áreas de Educação Artística, Literatura e História. O objetivo, segundo o Governo Federal, é enfatizar a contribuição de todos os grupos nas áreas social, econômica e política para a formação da sociedade.

Em São Sebastião, as unidades escolares já trabalham a questão com os alunos. A partir desta Lei, a Secretaria de Educação (Seduc) vai intensificar a história indígena não como uma nova disciplina, mas de uma forma que todos fiquem inteirados do assunto, por meio dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de cada escola.

- Festa do Índio:

Os sebastianenses também vão participar da 8ª Edição da Festa Nacional do Índio, em Bertioga, na Baixada Santista, com representantes de 14 etnias brasileiras, entre elas a Guarani, uma das principais a ter contato com os portugueses e mais populosas do país. O evento será realizado entre os dias 17 e 20 de Abril.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.