VOLTAR

São Sebastião: Povos indígenas celebram seu dia no próximo sábado

Pindavale - Agora Vale
14 de Abr de 2008

No dia 19 de abril comemora-se em todo o país o Dia do Índio. No Brasil, a tradição de festejar os primeiros habitantes surgiu em 1940, quando foi realizado no México o 1o Congresso Indigenista Interamericano. Durante o evento, os participantes escolheram a data para celebrações alusivas aos povos indígenas. Após três anos, o dia foi oficializado no Brasil, que possui mais de 200 nações em todo o território nacional.

Em São Sebastião não é diferente. No bairro de Boracéia, na Costa Sul, o município mantém a Aldeia Indígena Guarani de Ribeirão Silveira, que possui aproximadamente 450 pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos em uma área de 498 hectares. A Secretaria de Saúde (Sesau) é a responsável pelo acompanhamento da comunidade indígena no bairro. Já a Educação fica com o município de Bertioga. De acordo com informações da Sesau, médicos do Programa de Saúde da Família (PSF), de Barra do Sahy, e do Pronto Atendimento de Boiçucanga dedicam oito horas de trabalho semanais na Aldeia Indígena.

Para o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) em São Sebastião e Bertioga, Marcio José Alvim do Nascimento, ao mesmo tempo em que a aldeia possui um alto índice de crescimento vegetativo, o local tem um baixo índice de mortalidade infantil.

"O índio é um brasileiro como outro habitante e tem suas tradições e culturas que devemos respeitar", comenta Nascimento.

O cacique da tribo guarani de Ribeirão Silveira, Mariano Fernando, afirma que a principal fonte de sobrevivência dos indígenas de Boracéia é o artesanato vendido na Rodovia Rio-Santos. "Aproveitamos a data para reivindicar nossos direitos para nossa comunidade, a melhoria da aldeia e a ampliação das áreas. Também participamos da Festa Nacional do Índio, em Bertioga, que é uma verdadeira troca de culturas para que as pessoas aprendam a conviver com os povos indígenas", disse Fernando.

Turismo

A Aldeia mantém um programa de visitas monitoradas em toda a área indígena. Escolas municipais, estaduais e particulares podem agendar um dia da semana em horário comercial pelo telefone (12) 3867.6961, que também é fax, ou pelo celular (13) 9723.6102.

Já o programa para turismo de moradores de outros municípios pode ser feito aos fins de semana, com agendamento prévio, em que monitores acompanham o grupo para as mais belas cachoeiras, fauna e flora. A recomendação é de que o interessado vá de tênis, use repelente, leve água e aplique bloqueador solar.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.