VOLTAR

São Paulo terceiriza serviço em parque

OESP, Vida, p. A30
02 de Out de 2011

São Paulo terceiriza serviço em parque
Fundação terá autorização para fechar parcerias com iniciativa privada e explorar atrativos turísticos em 33 unidades de conservação

Afra Balazina, enviada especial ao Vale do Ribeira

O Parque Estadual Intervales, no Vale do Ribeira, possui três pousadas e um restaurante. Já o Parque Estadual da Caverna do Diabo, na mesma região, conta com restaurante, loja de souvenir, centro de visitantes e guias para conduzir turistas.
Em breve, os serviços oferecidos nesses e em outros parques estaduais paulistas poderão ser operados por empresas, ONGs e comunidades locais, por meio de concessões. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assina na quinta-feira um decreto para permitir que a Fundação Florestal, que gerencia 92 unidades de conservação no Estado, formalize parcerias com a iniciativa privada para explorar os atrativos turísticos de 33 áreas.
No caso de Intervales, será possível terceirizar as pousadas e aumentar o número de leitos - hoje são 88. Na Caverna do Diabo, há potencial para oferecer tirolesa aos visitantes e criar novas trilhas. Os primeiros editais serão lançados no início de 2012, segundo João Gabriel Bruno, diretor executivo da Fundação Florestal. Ele diz que os editais poderão incluir a construção de novas instalações, dependendo da necessidade de cada parque.
A gestão ambiental e a fiscalização dos parques, porém, continuam sob responsabilidade do órgão. "Queremos aumentar a capacidade operacional da Fundação Florestal com foco na conservação e melhorar os serviços voltados para atendimento ao público visitante", diz Bruno Covas, secretário estadual do Meio Ambiente.
O diretor executivo da Fundação Florestal reforça que a medida modernizará a gestão. "No mundo inteiro é assim", afirma ele, citando parques na África e nos EUA como modelos.
Na opinião do gestor do parque, Paulo Camarero, a gestão ficará mais ágil. "Imagina quanto tempo eu levo pelo Estado para conseguir comprar edredons para as pousadas?", indaga.
A maioria das unidades escolhidas para participar do programa é de parques - há também dois monumentos naturais. As estações ecológicas não se enquadram no projeto, pois nelas não é permitida a visitação pública. Com as concessões, o diretor executivo espera que, em quatro anos, a Fundação Florestal não dependa mais dos recursos do governo para manter suas atividades.
Tipos de serviços. Os atrativos das unidades de conservação de São Paulo incluem 169 trilhas, 77 cachoeiras e 25 cavernas. As concessões poderão ser feitas para atividades de ecoturismo, como arborismo, rafting e rapel. A trilha do Contínuo de Paranapiacaba, que ligará os parques Petar a Carlos Botelho, passando por Intervales, é uma que poderá ser terceirizada.
"O projeto de implantação está pronto. Ela terá 120 quilômetros e será a maior trilha do Brasil", diz Boris Alexandre César, diretor adjunto de operações da Fundação Florestal.
A iniciativa privada também poderá cuidar dos estacionamentos, operar a portaria e a cobrança de ingressos, cuidar das estradas-parque e até da realização de exposições nos parques.
Em média, o visitante paga hoje R$ 6 para entrar nas unidades. Algumas unidades não cobram ingresso, por não oferecer infraestrutura adequada. Segundo o diretor executivo da Fundação Florestal, o valor do ingresso deve continuar acessível.
Visitação. Intervales teve um aumento de 122,1% na visitação de 2009 para 2010. No ano passado, um total de 15,9 mil pessoas passaram pelo parque.
Segundo o gestor do parque, Paulo Camarero, o crescimento no número de turistas se deu em parte pelo fato de funcionários de algumas empresas e prefeituras da região terem recebido gratuidade para entrar.
A principal preocupação de Camarero na gestão do parque é com os palmiteiros. "Temos uma pressão muito grande de palmiteiros e, só em 2010, apreendemos cerca de 4 mil palmitos in natura", conta.
O número de observadores de aves, principalmente vindos do exterior, também cresceu em Intervales. Em 2009, foram 152 apreciadores de aves; no ano passado, foram 780. Eles procuram avistar o pica-pau-de-cara-canela, a saíra-sete-cores e a corujinha-da-mata.
Boris Alexandre César, diretor adjunto de operações da Fundação Florestal, avalia que o número de turistas em parques tem potencial para triplicar.
"Hoje, não podemos fazer propaganda maciça dos parques porque não temos ainda condições de atender muito mais gente."
O Parque Estadual da Caverna do Diabo pode receber no máximo 370 pessoas por dia. "Se melhorarmos a iluminação da caverna e inaugurarmos mais trilhas, teremos como atender mais turistas", diz César.
Na caverna mais famosa do País, que possui escadas com corrimões e é de fácil acesso, é permitida a entrada de 12 a 24 pessoas a cada 20 minutos - os grupos ficam até 1 hora e meia na gruta. E é necessário um guia para cada 12 pessoas.
Josias Moreira, de 45 anos, é um dos monitores. Ele também preside a Associação do Quilombo Sapatú, com 85 famílias, vizinho ao parque. "Antigamente, trabalhei com palmito. E também tive roça. Nós plantávamos arroz e feijão para subsistência e banana para vender", conta ele. Mas o guia está realizado com o trabalho na Caverna do Diabo, onde está há 18 anos. Ele acha que a terceirização deveria beneficiar principalmente os moradores do entorno das unidades de conservação.

OESP, 02/10/2011, Vida, p. A30

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,sao-paulo-terceiriza-servic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.