VOLTAR

São Paulo ganha primeira feira mensal com produtos quilombolas

Hypeness - https://www.hypeness.com.br
15 de Jul de 2022

São Paulo ganha primeira feira mensal com produtos quilombolas

Redação Hypeness
15 - 07 - 2022 às 10:26

No último dia 9 de julho, a cidade de Sâo Paulo recebeu a primeira feira mensal de quilombolas vendendo seus produtos. A "Quilombo Quebrada", organizada pela Cooperquivale em parceria com as organizações Mulheres de Ori e Kitanda das Minas, ocorreu neste mês e deve ocorrer nos próximos meses na capital paulista.

O evento, que promove os produtos cultivados e confeccionados pelos povos quilombolas do Vale do Ribeira, contou com atrações culturais, mesas de debate, além de, claro, muita comida boa e saudável vinda diretamente da mão dos agricultores.

Feira quilombola reúne tradição e ciência de agronomia dos quilombos com resistência alimentar

O evento ocorrerá no Galpão ZL, equipamento gerido pela Fundação Tide Setúbal e Sociedade Amigos do Jardim Lapena, em São Miguel Paulista. O local fica bem pertinho da Rodovia Ayrton Senna e da estação São Miguel Paulista da Linha 12-Safira da CPTM.

A Cooperquivale (Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira) tem sede no município de Eldorado, no interior de São Paulo. Ela recebe apoio técnico do Instituto Socioambiental (ISA) para escoamento de sua produção agrícola.

Existem cerca de 50 quilombos na região do Vale do Ribeira, com culturas diversas e raízes históricas importantes. Inclusive, os produtos são produzidos nas roças quilombolas, um tipo de plantio estabelecido através do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio do nosso país.

A próxima feira ainda não tem data para acontecer, mas segue o serviço fixo para as edições seguintes:

Local: Galpão ZL (R. Serra da Juruoca, 112 - Jardim Lapena, São Paulo - SP, 08071-180)
Feira quilombola: das 9h às 16h
Entrada gratuita

https://www.hypeness.com.br/2022/07/sao-paulo-ganha-primeira-feira-mens…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.