VOLTAR

São Gabriel da Cachoeira sofre racionamento e corre risco de apagão devido a falta de combustíveis

A Crítica - https://www.acritica.com/politica/
19 de Out de 2023

São Gabriel da Cachoeira sofre racionamento e corre risco de apagão devido a falta de combustíveis
Segundo quantidade de combustíveis que há em São Gabriel conseguirá abastecer a cidade por mais três dias, até o próximo domingo (22)

Karina Pinheiro
politica@acritica.com
19/10/2023 às 17:38.
Atualizado em 19/10/2023 às 17:46

O Diretor presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Marivelton Baré, informou que a cidade de São Gabriel da Cachoeira e proximidades podem sofrer apagão devido a falta de combustíveis.

Segundo Marivelton, a quantidade de combustíveis que há em São Gabriel conseguirá abastecer a cidade por mais três dias, até o próximo domingo (22).
Devido a estiagem, as balsas não estão conseguindo navegar para o município e, segundo Marivelton, não houve um planejamento adequado para evitar que a situação aconteça.

Atualmente, a cidade está sob sistema de racionamento, por conta do baixo estoque de diesel.

"As comunidades e a cidade de São Gabriel da Cachoeira estão sofrendo. O planejamento que está sendo apresentado não é suficiente para garantir energia elétrica. O nível do rio está muito baixo e a navegação, por onde viria o combustível, não está acontecendo. O risco de apagão é iminente". informa Marivelton.

São Gabriel da Cachoeira é a terceira cidade mais indígena do país, com uma população de 46.303, segundo o Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para fornecimento de energia, o município é abastecido por uma termelétrica, normalmente utilizando 50 mil L de combustível por dia para gerar 8 megawatts.

O racionamento de energia já começou a atingir serviços essenciais para a população desde o início desta semana. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), na manhã desta terça-feira (17), um cartaz em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Praia informava sobre a mudança do horário de funcionamento por causa do racionamento. Escolas precisaram alterar seus horários devido à falta do abastecimento de energia e ao calor excessivo.

No dia 18 de outubro, autoridades se reuniram no Fórum da cidade para discutir a questão, no qual foi informado que a cidade tem combustível por mais 4 dias, mantendo o racionamento.
Balsa encalhada no trecho entre Barcelos e São Gabriel da Cachoeira (Foto: Reprodução)

Balsa encalhada no trecho entre Barcelos e São Gabriel da Cachoeira (Foto: Reprodução)

Em nota enviada a população,a Amazonas Energia declarou que no último domingo (15) foi comunicada pelo produtor independente de energia VPFlexgen, responsável pela geração de energia elétrica, sobre as dificuldades de recebimento do combustível que abastece a usina termelétrica. Por conta disto, interrupções programadas estariam sendo feitas a partir da 00h desta quinta-feira (19).

A prefeitura do município decretou na última quarta-feira (18), a instituição do comitê gestor gestor de crise composto por membros do gabinete do prefeito Clóvis Moreira Saldanha e mais 12 órgãos estaduais para solucionar o problema.

Posição da Amazonas Energia

O Diretor Técnico do Interior e Diretor de Relações Institucionais, Radyr Oliveira confirmou o baixo estoque do combustível Diesel, na cidade de São Gabriel da Cachoeira. Ele informou que o motivo seria uma balsa de grande porte com cerca de 300 litros que ficou encalhada durante 18 horas entre o trecho Barcelos/São Gabriel da Cachoeira.

"O nível do rio está muito baixo, apesar dos nossos planejamentos, não esperávamos a proporção da seca que estamos vivendo hoje. Com o encalhamento da balsa, outra duas balsas de pequeno porte foram enviadas ao encontro para transportar o combustível até o município", afirma Radyr.

Em relação às comunidades próximas, o diretor técnico ressaltou que pelo planejamento, os distritos estão abastecidos para gerar energia até janeiro de 2024.

Ao ser questionado sobre o racionamento, Radyr afirmou que o que a cidade está lidando é apenas um alívio de carga. A previsão para chegada da primeira balsa na cidade está programada para a próxima terça-feira (24).

Em exclusiva para a A CRÍTICA, Radyr afirmou que uma terceira balsa pequena estaria a caminho da embarcação encalhada para reforçar a chegada do combustível à região.

https://www.acritica.com/politica/s-o-gabriel-da-cachoeira-sofre-racion…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.