VOLTAR

São Félix do Araguaia: Prefeito Mostra sua Força e influencia Política e juntamente com os Índios Karajá, mantém Pólo do SESAI

Araguaia Digital - http://www.araguaiadigital.com.br
09 de Set de 2013

As lideranças indígenas dentre elas, Rodrigo Kanela Conselheiro, Samuel Yriwana Karajá Assessor indígena, Edmilson Moreira Karajá vice presidente do Conselho Distrital (CONDISI), Daniel Coxini representante da aldeia Fontoura, o coordenador do DSEI, Milton Souza, vereador Wiraro Karajá da cidade Lagoa da Confusão - TO, Kurehete Karajá, Pastor João Werriá Karajá, vereador de Luciara e vice cacique do Povo Kanela Wesley Kanela, Conselheira Eliana Karajá e cacique da aldeia Santa Isabel Sansão Karajá, depois de ocuparam prédio do SESAI em São Félix do Araguaia - MT, exigindo a destituição do Coordenador do Distrito Milton Martins de Sousa Distrito por falta de diálogo e a permanência do Pólo do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no município de São Félix, no dia 27 de agosto juntamente com prefeitos de São Félix do Araguaia José Antonio de Almeida (Baú), Luciara - MT Faustino e do Alto Boa Vista - MT Leuzipe, estiveram em Brasília com o objetivo de fazer com que o Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza entenda que a permanência do Distrito na cidade de São Félix é fundamental para os indígenas que pertencem ao Pólo de São Félix.

Segundo os indígenas estão confiantes quanto à promessa do prefeito Baú que ofereceu uma estrutura suficiente para permanecer no município, pois o que os Indígenas da etnias Tapirapé questionam é a falta de estrutura e dizem que na cidade de Confresa - MT a estrutura é melhor. O prefeito Baú está lutando junto com os indígenas e interferindo e brigando pelo povo Karajá que querem a permanência distrito na cidade de São Félix do Araguaia. O vice-presidente Edmilson disse que o Secretário Antonio Alves garantiu que o Pólo continuará em São Félix do Araguaia. "Vencemos uma batalha agora vamos partir para a final que será conscientizar o povo Karajá que o Distrito não saia de São Félix", com concluiu Edmilson.

No dia 02 de setembro no gabinete da prefeitura o prefeito Baú e representantes indígenas Edmilson Karajá, Rodrigo Kanela e Dr. Samuel Karajá voltaram a se reunirem, o prefeito Baú prometeu doar os terrenos necessários para construção Sede do DESEI, o Pólo Base e a Casa de Saúde Indígena (CASAI), os representantes indígenas comemoraram e agradeceram o prefeito pela sua participação na luta com os povos indígenas, desde ida a Brasília sempre procurando estar lado a lado e buscando soluções diante de situações vividas pelo o povo indígenas que consideram um avanço e uma conquista, ter o prefeito somando força e propondo doar os terrenos para que os indígenas possam contar com uma estrutura diferenciada na região do Araguaia já é uma conquista.

Segundo um dos lideres Karajá quem estava lutando pela tirada do SESAI de São Félix são os índio Tapirapé, "O presidente do conselho traiu e fez campanha usando o carro da SESAI que não é correto, tentando manipular o povo Karajá", finaliza Samuel.

O povo indígena passa por um momento muito difícil, com processos de demarcação e recuperação de terras, discriminação, direitos garantidos pela Constituição sendo derrubados a cada dia e muito descaso do poder público.

De acordo com uma das lideranças indígenas da etnia Karajá disse que as reivindicações vieram em boa hora aos índios que pertencem ao Pólo de São Félix do Araguaia, uma vitória em ver a disponibilidade de o prefeito doar os terrenos para a construção do Pólo no município. Os indígenas enfrentam vários problemas alguns são: serviços precários de saúde, proliferação de doenças, águas envenenadas por fazendeiros, ameaças de pistoleiros, repressão policial, trabalho escravo, prostituição, racismo nas cidades.

http://www.araguaiadigital.com.br/noticias/noticias/105262403/sao-felix…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.