VOLTAR

São 620,5 mil ha para 42 mil índios, segundo a Funai

Correio do Estado-Campo Grande -MS
19 de Abr de 2003

Os 42,2 mil índios que vivem na zona rural de Mato Grosso do Sul contam com uma área de 620,5 mil hectares, segundo levantamento feito pela Fundação Nacional do Índio (Funai). No entanto, 86,7% da área, 538,5 mil hectares, são habitados por 1,2 mil índios cadivéu, em Porto Murtinho.
Os 81,9 mil restantes são destinados para os 40,9 mil indígenas das etnias guarani caiouá, terena, guató, ofaié xavante, entre outros. A menor área demarcada pela Funai é uma reserva de 8 hectares da Aldeia Campestre, em Antônio João, onde vivem 224 índios.
O município de Aquidauana conta com duas aldeias, que totalizam 11,3 mil hectares. Em Paranhos, os índios possuem e lutam para obter uma área de 8,7 mil hectares, sem incluir o tamanho da Arroyo Corá, não divulgado pela Funai. No município de Miranda, os índios estão em 5,8 mil hectares e lutam por uma outra área. Ponta Porã conta com duas áreas reconhecidas pela Funai, que totalizam 1,4 mil hectares, e os índios estão solicitando outras três áreas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.