VOLTAR

Santo Antônio Energia implanta sistema de monitoramento de águas do Rio Madeira em tempo real

Canal Energia - www.canalenergia.com.br
04 de Jan de 2010

A Santo Antônio Energia implantou o primeiro sistema de monitoramento da qualidade da água em tempo real na construção de hidrelétricas no Brasil. De acordo com a companhia, através das medições é possível identificar alterações relacionadas à vida aquática e às comunidades ribeirinhas e realizar ações preventivas. Os equipamentos para monitorar a água foram instalados em duas pequenas balsas flutuantes fixas situadas acima e abaixo da futura barragem.

Duas sondas medem permanentemente a temperatura da água, a turbidez, a condutividade elétrica, o oxigênio dissolvido, o potencial hidrogeniônico e o potencial de oxiredução do rio. A transmissão dos dados pode ser feita pelo celular, o que possibilita o acesso remoto e instantâneo às informações. O trabalho está sendo realizado pela EcologyBrasil, junto com a equipe de sustentabilidade da concessionária e o apoio do Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA), segundo a companhia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.