VOLTAR

Salles indica comandante da PM Ambiental paulista para presidir o ICMBio

O Eco - https://www.oeco.org.br/noticias
17 de Abr de 2019

Salles indica comandante da PM Ambiental paulista para presidir o ICMBio

Por Daniele Bragança

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, indicou o coronel Homero Cerqueira para presidir o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Cerqueira, que comanda a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo desde o ano passado, ficará no lugar de Adalberto Eberhard, que pediu exoneração após o ministro ameaçar servidores do órgão.

A vinda de Cerqueira para o órgão não significa que o governo abandonou a ideia de fundir o Ibama com o ICMBio. Pelo contrário.

Em entrevista à Giovana Girardi, do Estadão, o coronel afirmou que recebeu o convite no mesmo dia em que Eberhard entregou sua carta de demissão ao ministro e que vê com bons olhos a união dos dois órgãos. "Antes o Ibama e o ICMBio eram uma coisa só. Se for para o bem da economia, da população, da sociedade... Acho que temos de fazer coisas boas. Acho que pode ser uma coisa boa, mas tem de discutir com a sociedade, com as comunidades tradicionais".

O ministro Ricardo Salles disse à Andréia Sadi, do G1, que a fusão é uma hipótese não descartada. Essa ideia nasceu na transição do governo.

Um doutor em Educação no ICMBio
Homero Cerqueira, de 53 anos, possui doutorado em Educação (PUC-SP) e dois mestrados em Educação (PUC-SP/Centro Universitário Capital) e um mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança. Possui especialização em segurança e ordem pública (Universidade Estadual de Goiás/UEG), especialista em Tecnologia Educacional pela Faap. É formado em Direito pela Universidade de Guarulhos e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia do Barro Branco.

A experiência na área ambiental de Cerqueira se limita ao comando do policiamento ambiental do Estado de São Paulo desde julho do ano passado. Agora, comandará o Instituto que cuida de 334 Unidades de Conservação federais e 14 centros de pesquisa e conservação.

https://www.oeco.org.br/noticias/salles-indica-comandante-da-pm-ambient…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.