VOLTAR

Safra de grãos deve crescer 2,3% neste ano

OESP, Economia, p. B3
10 de Jul de 2014

Safra de grãos deve crescer 2,3% neste ano
Segundo levantamento do IBGE, País deve colher 192,5 milhões de toneladas, recorde em relação à colheita passada

Daniela Amorim

A safra brasileira de grãos deve atingir o recorde de 192,5 milhões de toneladas este ano, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume é ligeiramente maior do que o previsto em maio, com um milhão de toneladas a mais, e 2,3% superior ao total produzido em 2013.
O País deve colher uma área de 56,3 milhões de hectares em 2014, um aumento de 6,6% em relação ao ano passado. Apesar de boa parte da produção já ter sido colhida, ainda houve melhora nas estimativas para o milho e para o trigo.
A safra de trigo será 0,9% superior à estimada em maio. A produção nacional deve atingir 7,9 milhões de toneladas este ano, a maior desde o início da série histórica do LSPA, em 1974. "A área cultivada e a expectativa de rendimento, por enquanto, ainda se mantêm altas. Esperamos que as chuvas não venham. O trigo ainda está pequeno, a cultura está no início", lembrou Flavio Pinto Bolliger, coordenador de Agropecuária do IBGE.
No ano, a safra de trigo deve ser 37,7% maior que a de 2013, devido ao clima favorável no Paraná e no Rio Grande do Sul, principais produtores. No Paraná, deve crescer 113% em relação à do ano passado.
Já o milho teve uma primeira safra melhor que o imaginado. "Parte da revisão tem a ver com o Nordeste, que tem informações um pouco defasadas. Embora o aumento na estimativa para o milho tenha sido pequeno (0,3% em relação ao previsto em maio), a influência é grande, porque é uma cultura enorme", explicou Bolliger.
Conab.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também divulgou ontem suas estimativas, mas para a safra 2013/2014. A previsão é que os agricultores brasileiros produzam 193,9 milhões de toneladas de grãos no período, o equivalente a um crescimento de 2,8% em comparação com o ano-safra anterior (2012/2013), que foi de 188,7 milhões de toneladas.
Em relação à estimativa divulgada em junho, o aumento foi de 0,15% ou 304,2 mil toneladas a mais. Algumas culturas que superarão neste ano a produção passada são a soja, o trigo e o algodão em pluma. Já o milho teve queda de 4,1%, com 3,3 milhões de toneladas a menos.
IBGE e Conab investigam o comportamento da safra para períodos diferentes, o que explica as diferenças entre as estimativas dos dois órgãos.
Colaborou Tomas Okuda

OESP, 10/07/2014, Economia, p. B3

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,conab-e-ibge-elevam-estim…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.