VOLTAR

SAC Móvel atende os índios pataxós e kiriris no estado

Correio da Bahia-Salvador-BA
10 de Abr de 2002

Serviço vai beneficiar 76 mil pessoas em quatro municípios

Índios pataxós da região sul do estado poderão tirar documentos importantes no SAC Móvel
Os índios kiriris dos municípios de Banzaê, Quijingue e Cícero Dantas, no nordeste do estado, e os pataxós hã-hã-hães de Pau Brasil, no sul, estão no roteiro dos caminhões do SAC Móvel este mês. Do próximo dia 17 até 1o de maio, os caminhões do serviço vão levar o kit cidadão (certidão de nascimento, carteira de identidade e certificado de antecedentes criminais) aos habitantes das reservas situadas nesses municípios.
O SAC Móvel estará disponível para as populações indígenas em Banzaê, nos dias 17 e 18, e em Pau Brasil nos dias 19 e 20. Dias 23 e 24, o serviço estará em Quijingue, e de 29 de abril a 1o de maio, vai estacionar em Cícero Dantas.
Toda a população também será beneficiada - ao todo, são 76 mil habitantes nos quatro
municípios. "Estas unidades levam o conceito e a tecnologia do SAC para todos os baianos,
ampliando a proposta do serviço de atuar como um instrumento de cidadania", ressalta a
secretária da Administração, Ana Benvinda.
Os caminhões do serviço estarão em 20 municípios baianos este mês. Amanhã é a vez do
distrito de Bom Jesus dos Passos, em Madre de Deus. Em Chorrochó, o serviço fica amanhã e sexta. Um caminhão permanece em Conceição do Almeida nos dias 13 e 14. O SAC Móvel passa ainda por Antas (14 e 15), Itajuípe (16 e 17), Heliópolis (20 e 21), Governador Lomanto Jr. (22 e 23), Ibicaraí (25 e 26), Ribeiro do Amparo (26 e 27) e Floresta Azul (28 e 29).
Balanço - O SAC Móvel já esteve este mês no Parque de Exposições de Salvador, onde
aconteceu o Festival do Interior, e ainda em Ilha de Maré, Ponto Novo, Andorinha, Uruçuca e Campo Formoso.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento de Serviços Públicos e Atendimento ao Cidadão, Cristiane Costa, desde que começaram a percorrer o estado, em setembro de 1996, as unidades móveis do SAC já prestaram 1,9 milhão de atendimentos, já tendo visitado pelo menos duas vezes todos os 417 municípios baianos.
Os caminhões são equipados com ar-condicionado, sistema de som, televisão, sanitários, área de espera coberta e uma rede de computadores interligada à central através de linha
telefônica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.