VOLTAR

Ruralistas vão propor a Minc mudanças em lei

O Globo, O País, p. 4
28 de Ago de 2008

Ruralistas vão propor a Minc mudanças em lei
Bancada é contra exigência que limita desmatamento

A bancada ruralista no Congresso vai propor hoje ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, uma mudança radical nos principais pontos da legislação ambiental do país. O principal alvo dos parlamentares é a exigência da reserva legal, que impõe limites para o desmatamento em propriedades privadas. Na Amazônia, a regra obriga os fazendeiros a preservar a mata nativa em 80% de suas terras, além de recuperar o que já tenha sido desmatado acima desse percentual.
As sugestões serão apresentadas num documento preparado pela Frente Parlamentar da Agropecuária, que reúne 191 deputados e senadores.
Num dos trechos mais polêmicos da proposta, os ruralistas vão sugerir que a parcela de reserva legal passe a ser determinada por estado, e não mais por bioma. O objetivo é livrar donos de terras em áreas de floresta em Mato Grosso e Tocantins das regras que valem hoje para os demais estados da Amazônia Legal. O presidente da frente, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), classifica a lei atual como um entrave ao aumento da produção agrícola brasileira.
No primeiro dia da Operação Vesúvio, para conter o desmatamento da Caatinga, fiscais do Ibama destruíram ontem 79 fornos de uma carvoaria ilegal em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. A ação teve apoio da PF e foi acompanhada por Carlos Minc. Os fiscais apreenderam cerca de três mil sacos de carvão de origem ilegal. Ao fim da operação, que hoje deve destruir mais 200 fornos na região, os donos das fazendas serão multados e indiciados por crime ambiental.

O Globo, 28/08/2008, O País, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.