VOLTAR

Rumo da CTNBio pode ser definido hoje

OESP, Vida, p. A21
03 de Ago de 2006

Rumo da CTNBio pode ser definido hoje

Ligia Formenti

Pesquisadores brasileiros estão ansiosos para saber qual será o resultado de uma reunião programada para hoje no Palácio do Planalto para discutir os rumos da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Criada para analisar a segurança de pesquisa com transgênicos e do uso de produtos geneticamente modificados, a comissão retomou as atividades em dezembro, depois de ser reformulada e ter sua regulamentação publicada.

O ritmo de análise dos processos está bem aquém do que era esperado. A lentidão é atribuída às divergências entre integrantes da comissão, que representam os ministérios. Um grupo quer rapidez. O outro é acusado de adotar uma estratégia protelatória.

O encontro de hoje, na Casa Civil, com nove ministros, objetiva traçar uma estratégia consensual - limpar o terreno para que questões técnicas passem a ser avaliadas. 'O ideal seria que todos os integrantes do governo na CTNBio fossem técnicos de notório saber, com experiência e isentos, sem ideologias', afirmou um dos integrantes da comissão. 'A política, a ideologia tem de ser definida pelo governo. E integrantes da CTNBio apenas fazerem a análise técnica, científica. ' E é justamente isso que pesquisadores esperam que seja definido hoje. Definição política. E que integrantes da comissão mais 'inflamados', que não se encaixem numa postura menos 'ideológica' e mais 'técnica', sejam substituídos.

As reuniões arrastadas, que acabam tendo o rumo das discussões desviado, vêm sendo relatadas por pesquisadores.

Os reflexos são sentidos. Em poucos meses, integrantes da comissão pediram afastamento. A lista de comparecimento às reuniões vem minguando.

Parte das dificuldades, afirmam alguns integrantes, é inerente da própria constituição da comissão. 'Nem todos têm conhecimento técnico. Em alguns assuntos,é preciso interromper a discussão para explicar melhor o assunto', relata um dos integrantes.

OESP, 03/08/2006, Vida, p. A21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.