VOLTAR

Roraima pode se beneficiar da aproximação entre Brasil e Venezuela

Brasil Norte-Boa Vista-RR
26 de Ago de 2003

A visita oficial que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz a partir de hoje à Venezuela, buscando fortalecer as relações comerciais, pode trazer reflexo positivo para Roraima. A análise é do deputado estadual Raul Lima (PSDB), que está em Caracas, capital venezuelana. O governador Flamarion Portela faz parte da comitiva presidencial brasileira e espera envolver o Estado neste promissor comércio bilateral.
Na manhã de hoje, Lula e o presidente venezuelano Hugo Chávez prestigiam o III Encontro Empresarial Venezuela/Brasil, que acontecerá no Hotel Caracas Hilton, com cerca de 300 empresários dos dois países.

Estarão presentes o embaixador da Venezuela no Brasil, Vladimir Villegas, e o do Brasil naquele país, Ruy Nogueira, além do presidente da Câmara Venezuelana/Brasileira de Comércio, José Francisco Marcondes.
Flamarion Portela ressalta que a integração entre os dois países é importante para Roraima. Lembrou que a Venezuela tem 25 milhões de habitantes, tem uma imensa riqueza petrolífera e enorme carência na produção de gêneros alimentícios, vendo-se obrigado a importá-los. "Os venezuelanos dispõem de insumos a preços razoavelmente baixos e têm interesse de comprar grãos produzidos aqui", enfatizou.

Potencialidade
De acordo com Raul Lima, que também tem nacionalidade venezuelana, o Brasil tem aproveitado a potencialidade comercial da Venezuela. Apenas nos primeiros seis meses deste ano, os empresários daqui exportaram para lá mais de 1,7 bilhão de dólares. "Infelizmente, apesar da proximidade geográfica, Roraima não está inserido nesta fatia de mercado, mas tem potencialidade para ingressar", frisou o deputado.

Na análise do parlamentar, o bom relacionamento entre Roraima e Venezuela vai fortalecer a agricultura local, esperando deste encontro a transferência de tecnologia entre os dois países, estreitamento comercial e formalização de convênios. "Estamos caminhando na direção certa", afirmou Raul Lima ao explicar que o impasse em torno da venda de madeira roraimense foi sanado: 'pagaram o que estava documentado'.

Evento
Conforme o cronograma de atividades, o evento empresarial contará com um ciclo de palestras promovidas pelo presidente do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social de Venezuela, Nelson Merentes, pelo diretor-geral do Departamento de Promoção Comercial do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mario Vilalva.

Os empresários estão num processo de deliberações sobre projetos em áreas de interesse comum, cujas conclusões e decisões podem surgir neste encontro. Houve evolução nas negociações bilaterais durante o II Encontro Empresarial Brasil/Venezuela, que aconteceu em junho deste ano em Manaus (AM), com a participação de Hugo Chávez.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.