VOLTAR

"Rondônia está morrendo sufocada": moradores sofrem com incêndio de 15 dias em reserva MST

Fórum - https://revistaforum.com.br/
Autor: Por Redação
17 de Ago de 2019

"Rondônia está morrendo sufocada": moradores sofrem com incêndio de 15 dias em reserva MST

Claudinei dos Santos, da coordenação do MST em Rondônia, acusa invasores e madeireiros de serem os responsáveis pelo incêndio

Um incêndio de grandes proporções atinge há cerca de 15 dias a Reserva Ambiental Margarida Alves, assentamento ligado ao MST e localizado em Nova União, a 370 quilômetros de Porto Velho, em Rondônia. Moradores registraram o incêndio e a fumaça espessa que se formou na região, chamando atenção para a insalubridade do ar. "Não dá para respirar ali, Rondônia está morrendo sufocada", comentou o jornalista Evans Fitz em sua conta no Twitter.

O fogo ultrapassou os limites da reserva e atingiu pastagens vizinhas, colocando em risco a sobrevivência dos animais e comprometendo a saúde dos moradores da região. Cerca de mil hectares já foram devastados. Claudinei dos Santos, da coordenação do MST em Rondônia, acusa invasores e madeireiros de serem os responsáveis pelo incêndio.

Decisão judicial de maio deste ano determinou a reintegração de posse de parte da área ocupada pelo Assentamento Margarida Alves em favor do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Os assentados são contrários à medida. Eles estão na área há cerca de 10 anos e afirmam que sofrem ameaças de grupos interessados na extração ilegal de madeira na região.

https://revistaforum.com.br/brasil/rondonia-esta-morrendo-sufocada-mora…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.