VOLTAR

Rodovia TO-010 continua bloqueada por indígenas na região central do TO

G1- http://g1.globo.com
02 de Ago de 2016

O trecho da TO-010 entre Lajeado e Tocantínia, na região central do estado, continua interditado por indígenas da etnia xerente. Segundo a Polícia Militar, o grupo está no local desde domingo (31) impedindo a passagem de motoristas. Quem for passar pela região deve fazer um desvio por Miracema do Tocantins.

O bloqueio ocorre próximo à entrada da aldeia Funil e teria começado depois que um indígena foi retirado de um ônibus comercial pelo motorista no último sábado (30). Um representante da aldeia contou que o homem foi empurrado para fora do veículo e caiu de cara no chão. "Temos vários exemplos de desrespeito com os índios aqui na região", reclamou Gustavo Kranaka Xerente.

O coordenador geral da Fundação Nacional do Índio Araguaia-Tocantins, Eduardo Macedo, disse que uma reunião está previamente marcada para esta quarta-feira (3) com o Ministério Público Federal e o proprietário da empresa de ônibus.

"Estamos tentando ver se resolvemos isso ainda hoje (terça-feira). Eles querem essa reunião porque se sentem discriminados e esse episódio foi como o limite para os indígenas", explicou.

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/08/rodovia-010-continua-b…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.