VOLTAR

'Rock in Rio' monta palco flutuante no rio Negro

Agora (Manaus), Cultura, p. 9
05 de Abr de 2016

'Rock in Rio' monta palco flutuante no rio Negro
"Rock in Rio" propõe o plantio de até três milhões de árvores em projeto socioambiental "Amazônia"

GUSTAV CERVINKA
Do EM TEMPO

Rio de Janeiro (RJ) - O dia 27 de agosto é a data escolhida para o início de um novo compromisso socioambiental que leva a marca do festival de música "Rock in Rio". Com o apoio da Prefeitura de Manaus e patrocínio da iniciativa privada, entre as quais incluem-se empresas como Manaus Luz e Manaus Ambiental, além da Universidade Estácio, FM Rodrigues, Itaú e Gol Linhas Aéreas, o projeto prevê a plantação de até três milhões de árvores em toda a Amazônia, como forma de buscar reverter os danos causados pelo desmatamento, e ainda a realização de um show inédito com Plácido Domingo e a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), num palco flutuante sobre o rio Negro, em Manaus, e mais um show gratuito de Ivete Sangalo, na Ponta Negra.
Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem, na Casa das Artes, no Rio de Janeiro, o idealizador e diretor do Rock in Rio, Roberto Medina, afirmou que o festival doará 1 milhão de mudas. "Mas outros 2 milhões serão doados por outros parceiros", comemorou. O prazo para que todas as mudas estejam plantadas é de 3 anos.
O projeto promete ser um símbolo para a preservação ambiental, na opinião do cantor e compositor Lenine, que também esteve presente no evento de lançamento do "Amazônia Live". "Fui convidado para o evento sem saber o que ia acontecer direito, mas foi uma imensa surpresa encontrar um compromisso que pode influenciar o mundo todo", disse o artista, que costuma trazer da natureza as maiores inspirações para o desenvolvimento do seu trabalho.
Para o vocalista do grupo Capital Inicial, Dinho Ouro Preto (que faz show em Manaus no próximo dia 15), a experiência surge como oportuna.
"O Brasil está precisando de engajamento maior nesse assunto. Como artista e cidadão, me importo muito com essa questão socioambiental. Tanto que nas últimas eleições presidenciais, meu voto foi para a candidata mais próxima desse comprometimento (referindo-se à Marina Silva). Mas o importante é que a consciência ambiental deve ser uma preocupação de todos os brasileiros e do mundo", comenta o cantor de rock.
SHOW FLUTUANTE Para projetar o "Amazônia Live" para o mundo todo, o "Rock in Rio" está investindo na criação de um palco flutuante, que será instalado no rio Negro, nas proximidades do hotel Jungle Palace, onde a Orquestra Sinfônica Brasileira, o tenor Saulo Lucas (artista com deficiência visual e autista, que teve a vida transformada pelo envolvimento com a música), a cantora baiana Ivete Sangalo e o tenor Plácido Domingo, se apresentarão, com direito a transmissão pela televisão (Multishow) e pela internet. "Mas haverá, ainda, uma programação no anfiteatro da Ponta Negra, cujas atrações ainda estão sendo agendadas, mas a própria Ivete está confirmada. Ela sairá do palco flutuante de barco e segue para o anfiteatro", explicou.
Os recursos do projeto serão administrados pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e as sementes serão fornecidas pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Agora (Manaus), 05/04/2016, Cultura, p. 9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.