VOLTAR

Rock in Rio apoia ações sociais e ambientais

Época - http://epoca.globo.com/Especial-Publicitario
04 de Set de 2017

Rock in Rio apoia ações sociais e ambientais
O Rock in Rio é um evento com uma estratégia de sustentabilidade reconhecida pela certificação na ISO 20121 - Eventos Sustentáveis, masque vai mais além, o festival promove o reflorestamento de áreas desmatadas na Amazônia, apoia campanhas de conscientização social e ambiental e programas musicais

G.LAB PARA ROCK IN RIO ACADEMY BY HSM
04/09/2017 - 15h43 - Atualizado 04/09/2017 15h43

Sustentabilidade, promoção de ações sociais, de proteção ambiental e de reflorestamento fazem parte do conceito "Por um Mundo Melhor" do Rock in Rio. Mesmo antes do slogan ser adotado oficialmente pelo festival em 2001, a proposta social já era intrínseca ao evento. E desde 1985, o número de iniciativas vêm crescendo em diversas áreas e locais.
Em cada uma de suas edições, o Rock in Rio se compromete a promover um evento sustentável, de acordo com a norma ISO 20121 - Eventos Sustentáveis, implementando várias iniciativas para tal: o evento desenvolveu um Plano de Sustentabilidade que inclui medidas sociais, ambientais e económicas que melhoram a performance do trabalho da organização, dos patrocinadores e dos fornecedores; o cálculo da pegada carbônica; um exaustivo plano de gestão de resíduos para reduzir, reutilizar e reciclar o máximo de resíduos possíveis, tendo alcançado uma taxa média global de 70% de reciclagem e de valorização de resíduos, onde se inclui a doação de materiais no final do evento; ea premiação para os patrocinadores e fornecedores com as melhores práticas sustentáveis na Cidade do Rock.
O festival ainda realiza campanhas de sensibilização sobre boas práticas de sustentabilidade e sobre mobilidade sustentável, com criação de planos de mobilidade para o público e espaços preparados para pessoas com mobilidade reduzida.
Neste ano, cinco guitarras gigantes, grafitadas por artistas plásticos brasileiros, e centenas de pôsteres "fine art" serão leiloados com renda revertida para o projeto Amazonia Live, iniciativa derestauração da Amazônia que já arrecadou o suficiente para plantar mais de 3 milhões de árvores e pretende aumentar esse número.
O Amazonia Live, que conta com a mobilização do público sob o slogan "Mais que Árvores, Vamos Plantar Esperança", é um movimento global, lançado no ano passado, com foco na restauração florestal da Amazônia.
No lançamento, o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, explicou que a divulgação do projeto se estenderá por várias edições do festival. "Pela primeira vez, estamos adotando globalmente uma mesma causa que será promovida em todos os países onde o Rock in Rio está até 2019", comentou.
Durante a realização do Rock in Rio Lisboa, em maio de 2016, foram vendidas ao público pulseiras por 1 euro (cerca de 3 reais), com valor revertido para a doação de uma árvore para a floresta amazônica. O festival também terminou com um leilão de guitarras autografadas por artistas como Bruce Springsteen, Bryan Adams, Ivete Sangalo, Queen + Adam Lambert e Kaiser Chiefs, também com renda para o projeto tendo arrecadado 40.000 árvores.
De abril a novembro de 2016, iniciamos o plantio do primeiro 1 milhão de árvores na região da Bacia Xingu Araguaia, doado pelo Rock in Rio. A proposta é atingir aumentar ainda mais o número de árvores para a restauração da floresta amazônica.
Para o plantio das árvores, é utilizado um mix de sementes locais chamado de muvuca, técnica escolhida e aprimorada pelo Instituto Socioambiental (ISA) para reproduzir o processo natural da floresta. A técnica utiliza semeadura direta e a experiência de plantadores de árvores do Xingu-Araguaia prova que plantar as sementes diretamente no chão, no seu local definitivo, é o melhor método para a maioria dos tipos de árvores.
Um mundo melhor como missão
A diretora de Marketing do Rock in Rio, Agatha Arêas, lembra que o festival começou a ser desenhado, em 1984, como uma ferramenta para movimentar não apenas a economia, mas também a cena cultural e a autoestima do Rio de Janeiro e do Brasil.
"O País estava saindo da ditadura muito esmaecido. Com a censura aos artistas, o Rio de Janeiro, que sempre foi um celeiro natural de criatividade, era uma cidade apagada naquela época. O projeto do Rock in Rio era realmente resgatar a autoestima da cidade, promover alegria e permitir que o país inteiro voltasse a sonhar", relembra.
Em 2001, o slogan "Por um mundo melhor" se tornou oficialmente o lema do festival. Segundo a diretora, ele é um reflexo das práticas de gestão do evento, do foco na criatividade, no empreendedorismo e na sustentabilidade que já guiavam a organização desde a década de 1980. As ações e projetos sociais incluem incentivo a aulas e escolas de música e doação de instrumentos musicais a instituições públicas.
Desde 2001, o Rock in Rio investiu mais de R$ 70 milhões em projetos sociais e ambientais, incluindo:
- 100% de compensação das emissões do evento de gases com efeito estufa, até 2016
- mais de 200 entidades apoiadas
- mais de 56 mil beneficiários apoiados anualmente em todo o mundo
- 100 salas de aula construídas em comunidades carentes do Rio de Janeiro
- 28 projetos da UNESCO financiados
- 1 escola na Tanzânia
- 1 centro de saúde no Brasil
- 14 salas sensoriais para cegos e jovens com deficiências
- 760 painéis solares instalados em 38 escolas portuguesas. O projeto ganhou o prémio internacional "Energy Globe Awards"
- 10 salas de música em escolas públicas brasileiras
- 2.200 instrumentos doados a 150 ONGs brasileiras
- 40 jovens formados em assistente de luthier
- 80 bolsas de estudo de dois anos em educação musical
- 15.632 refeições e 37.000 sanduíches doados a instituições que apoiam famílias carentes em Portugal e nos EUA

http://epoca.globo.com/Especial-Publicitario/Rock-in-Rio/noticia/2017/0…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.