VOLTAR

RJ: aldeias indígenas mantêm comunicação pelo idioma guarani em Maricá

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/
Autor: Fabiana Sampaio
09 de Ago de 2021

Escolas indígenas contam com ensino bilíngue Português-Guarani

Em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, duas aldeias indígenas se esforçam para preservar uma tradição milenar, a comunicação pelo idioma guarani. A prática, que reforça parte da herança cultural brasileira. é destaque nesta segunda-feira (9), Dia Internacional dos Povos Indígenas.

A Aldeia Mata Verde Bonita, construída no início de 2013, abriga cerca de 20 famílias da etnia Guarani Mbyá, e fica localizada a pouco mais de 50 quilômetros da capital fluminense, em uma área de proteção ambiental. A outra, a Aldeia Sítio do Céu, em Itaipuaçu, segue o mesmo costume. Os 50 indígenas que ali vivem também usam a língua materna, uma variedade do idioma tupi-guarani.

A prefeitura da cidade também se esforça nessa preservação. Além de oferecer um curso básico gratuito que capacita alunos para falar e se comunicar com povos da etnia guarani, as escolas indígenas do município contam com o ensino bilíngue Português-Guarani.

Indígena da Aldeia Mata Verde Bonita, Amarildo Karay Yapua Nunes de Oliveira, conta que a língua portuguesa é usada na comunicação com a população de fora, dentro é usado apenas o idioma tradicional. Ele destaca que o ensino da língua do seu povo também nas escolas estimula o aprendizado e o interesse das crianças indígenas por outros assuntos.

Amarildo Karay ressalta ainda outros elementos e rituais da cultura indígena que a Aldeia continua preservando.

Com a pandemia, os cuidados e a atenção à saúde dos indígenas foram redobrados. O olhar atento sobre a realidade e o respeito à cultura deles, no entanto, não ficaram de lado e fazem parte da rotina de trabalho da médica Carmen Vieira de Moraes. Há décadas ela trabalha com indígenas e atende a Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis.

De acordo com a médica Carmen Vieira de Moraes, por meio dos atendimentos prestados pela área da saúde, foi diagnosticada a covid-19 em 205 dos 340 indígenas da Aldeia Sapukai. Houve o registro de um óbito apenas.

* Com produção de Michelle Moreira e Lígia Souto.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/20…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.