VOLTAR

Rituais mantêm vivos os costumes e tradições

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Mariá Soares
19 de Abr de 2002

Festejar os rituais, para os povos indígenas, é preservar o que eles têm de mais autêntico. As manifestações indígenas são grandes acontecimentos e reúnem povos de diferentes aldeias; entre os ritos estão o Hetohoky, a cerimônia do Aruanã, as Festas da Batata, Corrida da Tora e da Empenação.

A cultura indígena se manifesta por meio dos ritos e da sua arte. Festejar os rituais significa a preservação da cultura. As manifestações indígenas são grandes acontecimentos e reúnem povos de diferentes aldeias, pois são datas que revivem os costumes e tradições. Organizar uma destas manifestações requer também recursos, pois a aldeia anfitriã se responsabiliza inclusive pela alimentação dos convidados. Daí a necessidade de recursos para dar suporte à organização do evento.

Com a criação do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Tocantinense (Proarte), em 99, vinculado agora à Fundação Cultural do Tocantins, os índios que vivem no Tocantins passaram a receber incentivo do Governo do Estado de forma sistematizada. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que deu lugar à Fundação Cultural, elaborou um calendário das manifestações ritualísticas indígenas e passou a apoiá-las com recursos financeiros. A presidente da Fundação, Kátia Rocha, diz que atualmente todas as comemorações indígenas recebem incentivo financeiro. Entre os ritos, Kátia cita o Hetohoky e a cerimônia do Aruanã, do povo Karajá, as Festas da Batata e da Empenação, dos Krahô, e a Festa da Iniciação - Xerente.

Resgate
A arte indígena tem incentivo nas áreas de produção, resgate da arte tradicional, fomento à comercialização e difusão. Na divulgação, o projeto Conhecendo e Preservando as Culturas Indígenas, vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, categoria Divulgação, edição 2000, já foi exibido nas TVs Futura, Cultura, Senac e Senado. A cultura indígena do Tocantins já foi tema de reportagens de revistas nacionais, entre elas a Marie Claire. A arte indígena é um dos assuntos do Livro de Artesanato Brasileiro do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), edição deste ano.

Em breve o povo Krahô estará gravando um CD com incentivo da Fundação Cultural. Índios Karajá/Javaé estão no CD Coletânea do Cantos do Tocantins, iniciativa da Fieto/Sesi com apoio da Fundanção Jaime Câmara e Governo do Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.