Site da Funai
23 de Set de 2003
Hoje e amanhã (23 e 24) 40 índios da etnia Xavante ( Mato Grosso) e Karajá (Tocantins) fazem apresentações de seus rituais com cantos, danças, pinturas corporais e adornos plumários em Goiânia. O projeto, chamado de Ritos de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena, é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas (Ideti), uma organização não-governamental criada por índios de várias etnias para divulgar a cultura das tribos brasileiras em todo o país. O evento está em Goiânia desde sábado (20) e teve exposição fotográfica, exibição de filme e lançamento de livro, tudo relacionado à culturas indígenas. A ONG recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Petroquisa e Correios para organizar uma recriação dos rituais indígenas no espaço urbano.
Para essa terça-feira (23), está programado um ritual Xavante às 20:00 horas no Jardim Botânico. E para quarta (24) um evento mais direcionado à estudantes, com a apresentação dos povos Karajá e Xavante às 10:00 horas da manhã. O Ritos de Passagem está sendo realizado anualmente desde o ano de 2000 na cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo. Estima-se que mais de 50 mil pessoas já tenham acompanhado o ritual, que traz para as cidade brasileiras cerimônias realizadas nas aldeias dos Xavante, Karajá, Tucano, Guarani, Mehinako, Bororo, Kaxinawá, além do povo do Japão Ainus. A próxima parada dos Ritos de Passagem com os Xavante e os Karajá será em Brasília. (Leilane Alves)
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.