VOLTAR

Rio+20 deve unir COPs em 2012, diz Feldmann

OESP, Vida, p. A20
02 de Jan de 2011

Rio+20 deve unir COPs em 2012, diz Feldmann

Afra Balazina

Em vez de divagar sobre economia verde, a reunião Rio+20, que comemorará em 2012 os 20 anos da Rio-92, precisa ter resultados práticos. Na opinião do ambientalista e consultor Fabio Feldmann, candidato derrotado ao governo de São Paulo pelo PV, para o encontro no Rio de Janeiro ser significativo é preciso incluir no evento as Conferências da ONU de Biodiversidade e de Clima (COPs), que costumam ocorrer separadamente e em diferentes países.
"O Timothy Wirth, presidente da United Nations Foundation, que conheço muito bem porque foi senador nos EUA e ministro de Energia no governo Clinton, me disse que temos de tentar mudar a data da Rio+20 (a reunião está prevista para o meio do ano). Ele fez uma proposta que acho inteligente, a de fazer a Rio+ 20 com a COP da Biodiversidade e a COP de Clima. Ele tem toda a razão."
Senhor COP. Feldmann esteve em 14 das 16 COPs de Clima realizadas até hoje. Em sua opinião, a COP-16, que terminou em Cancún em dezembro, foi a mais esvaziada. "Em todas as COPs o que faz muita diferença é liderança. Em Kyoto, em 1997, a liderança do argentino Raul Estrada-Oyuela foi fundamental. Eu sei que todo mundo saiu de Cancún absolutamente impressionado com a liderança da ministra do México (Patricia Espinosa), mas eu acho que isso tem de ser exercido o ano todo e não só no período da COP", disse. "Eu realmente acho incrível que o Brasil, nesses anos todos, não tenha se oferecido para sediar uma COP."

OESP, 02/01/2011, Vida, p. A20

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110102/not_imp661028,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.