VOLTAR

Rio Xingu será monitorado por indígenas locais

Pesca & Companhia
29 de Mar de 2007

Rio Xingu será monitorado por indígenas locais
Acordo quer facilitar acesso de pesquisadores à região e reforçar preservação do rio

Por: Gustavo Simon
Publicado em: 29/3/2007

Comunidades indígenas do Mato Grosso e do Pará ajudarão entidades ligadas ao Governo Federal a fazer o monitoramento da Bacia do Rio Xingu e elaborar planos de gestão ambiental sustentáveis para a região.

A nova atividade dos índios é fruto de uma parceria entre as tribos, o Instituto Sócio-Ambiental, ISA, e a Agência Nacional de Águas, ANA. Estas entidades encerraram nesta semana um programa de capacitação das comunidades.

Está previsto, agora, entre outras ações, o estabelecimento de duas frentes principais de trabalho: a instalação de estações de observação e coleta; e a implantação de estudos regulares sobre a qualidade e a quantidade da água presente na bacia, que tem cerca de 51 milhões de hectares.

Os indígenas devem fazer o levantamento desses dados e encaminhar para o ISA, a ANA e outros órgãos competentes para a análise, de forma a auxiliar na elaboração de planos de gestão sustentável para a conservação do rio.

Segundo informações antecipadas pela Agência Brasil, o convênio entre as comunidades tradicionais locais e o Governo foi motivado pela campanha 'Y Ikatu Xingu, cujo objetivo principal é traçar projetos de recuperação e preservação de nascentes e matas ciliares da bacia - que está, em sua maior parte, em território mato-grossense.

O ISA, a ANA e os organizadores da campanha, que conta com o apoio de nomes como o da modelo Gisele Bündchen, esperam que não só o projeto ganhe força e agilidade, mas que o acesso dos técnicos e pesquisadores à região seja facilitado.

"A idéia é montar uma rede consistente que possa fazer o monitoramento da bacia como um todo e de produzir informações regulares ao longo do tempo sobre a situação da água", resumiu Márcio Santilli, coordenador do ISA à ABr.

Noticia na integra: http://pesca-cia.uol.com.br/noticias/noticias.asp?idMateria=602

Pesca & Companhia, 29/03/2007

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.