VOLTAR

Rio Negro diminui ritmo de descida

A Crítica - www.acritica.com
27 de Set de 2010

O Rio Negro atingiu nesta segunda-feira (27), a marca de 17,08 metros. O nível está 3,44 metros acima da marca registrada na vazante histórica de 1963, que atingiu 13,64 metros.

No último fim de semana o Rio desceu em média 12 cm por dia, o que de acordo com o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Daniel Oliveira, pode representar uma desaceleração na vazante, já que na semana passada o Rio Negro estava descendo em média 21 cm por dia.

Já no Rio Solimões, no município de Tabatinga, Oliveira afirma que o nível está estabilizado. Depois de 07 de setembro o rio voltou a subir e há alguns dias, a marca está em 76 cm. Mas ainda assim os moradores do local continuam sofrendo com os reflexos da vazante.

Até semana passada, segundo a Defesa Civil Municipal, eram 1.336 famílias e 6,6 mil pessoas afetadas pela seca, em Tabatinga. Comunidades continuam isoladas, e com dificuldade de conseguir água potável e realizar viagens.

A defesa civil do Estado já iniciou as ações de ajuda. O plano de ação foi apresentado no início da semana passada. Serão levados kits com remédio, kits hospitalar e mantimentos. Além de unidades purificadoras de água, semelhantes as que foram utilizadas no Haiti, que filtram a água com mais rapidez.

http://www.acritica.com/amazonia/Rio-Negro-diminui-ritmo-descida_0_3431…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.