VOLTAR

Rio irá consolidar unidades de conservação ambiental como destinos turísticos

Correio do Brasil - https://www.correiodobrasil.com.br/
Autor: Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
29 de Jul de 2019

Rio irá consolidar unidades de conservação ambiental como destinos turísticos

Atrair visitantes e consolidar as unidades de conservação estaduais como destinos turísticos para experiências ecológicas.

Atrair visitantes e consolidar as unidades de conservação estaduais como destinos turísticos para experiências ecológicas. Este é o objetivo do termo de cooperação assinado pela secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Ana Lúcia Santoro, e pelo secretário de Turismo (Setur), Otavio Leite.

O termo de cooperação une as pastas em prol do reconhecimento das ações sustentáveis desenvolvidas pelos escoteiros, bandeirantes, clubes de desbravadores, clubes de montanhistas, guias de turismo e associações de condutores especializados em ecoturismo e turismo de aventura, e tem o objetivo de investir na manutenção de destinos de ecoturismo e na qualidade da experiência do visitante, em especial nas unidades de conservação estaduais.

Para a secretária Ana Lúcia Santoro, o ecoturismo e o turismo de aventura, quando desenvolvidos de maneira adequada, contribuem para a preservação dos recursos naturais, pois são meios de educação ambiental, e permitem a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação, gerando empregos e renda.

- Nosso foco é a sustentabilidade, tanto ambiental quanto econômica das nossas unidades de conservação. Por isso, estamos trabalhando para atrair investidores que queiram aproveitar as oportunidades de negócios que os parques podem oferecer e que entendam que turismo e sustentabilidade ambiental devem caminhar juntos - acrescentou Santoro.

Programa Voluntário Ambiental
De acordo com o documento, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Seas, criará o Voluntário Guardião, no âmbito do Programa Voluntário Ambiental.

Os guardiões participarão de diversas atividades nas unidades de conservação, como ações de educação ambiental, que engloba a realização de pesquisas, palestras e oficinas, além da prestarem informações aos visitantes e promoverem manutenção de trilhas.

Em contrapartida, a Secretaria de Turismo vai divulgar os parques estaduais como destinos turísticos, prospectar novos interessados do setor em participar do Voluntário Guardião, e disseminar as informações das atividades realizadas pelos guardiões.

Os programas
O secretário Otavio Leite destacou os programas que já vêm sendo desenvolvidos nas unidades de conservação estaduais, como o Vem Passarinhar, Vem Pedalar e Vem Caminhar, e o potencial a ser explorado nesses locais de acordo com suas características e vocação regional.

- Os produtos existem. A questão é levá-los ao mercado turístico para cada vez mais pessoas entendam que aqui no estado do Rio temos essas opções - explicou.

Atualmente, o Rio de Janeiro conta com 11 parques estaduais administrados pelo Inea, órgão vinculado à Seas. Abertos ao público, são procurados pelas paisagens e por serem referências para a prática de esportes e atividades de aventura. Trilhas, travessias, ciclismo, escaladas, mergulho e voo livre são apenas alguns exemplos de atividades em que o visitante interage com a biodiversidade e as belezas naturais preservadas do estado do Rio, em cenários ímpares no mundo.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu durante a abertura do 1o Seminário Estadual de Turismo de Aventura, no Museu Naval, que contou com a participação do presidente do Detro, Cleber Afonso, do presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura, Fábio Nascimento, comandantes da Marinha e lideranças de diferentes segmentos do turismo fluminense.

Acessibilidade do turismo
O evento promovido pela Setur aborda temas como acessibilidade do turismo na natureza, a segurança para crianças na aventura, e também a certificação de profissionais para uma aventura segura.

O seminário é distando a gestores municipais, associações e operadoras de turismo, guias e estudantes de turismo, representantes de clubes de excursionismo, escoteiros, bandeirantes, desbravadores entre outros.

https://www.correiodobrasil.com.br/rio-consolidar-unidades-conservacao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.