VOLTAR

Rio Grande do Sul mostra união na implantação do Cadastro Ambiental

MMA - http://www.mma.gov.br/
Autor: Sophia Gebrim
09 de Set de 2013

No Estado do Rio Grande do Sul, governo e sociedade estão integrados para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de regularização ambiental dos imóveis rurais. Na manhã desta segunda-feira (09/09), o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Cabral, se reuniu com o secretário do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Neio Pereira, em Porto Alegre (RS). Discutiram o processo de implantação do CAR no Estado, além de articular parcerias e projetos de apoio ao cadastro ambiental das propriedades rurais gaúchas.

"O Estado já está de fato bastante, mobilizado e integrado para receber o processo de Cadastro Ambiental Rural, com o governo estadual e sociedade engajados e compartilhando responsabilidades", disse Cabral durante a reunião, da qual também participaram representantes de sindicatos e organizações ligadas à agricultura familiar, patronal e sociedade civil de todo o Rio Grande do Sul.

CAPACITAÇÃO

Destacou, ainda, o curso para capacitação de multiplicadores realizado na capital gaúcha para orientar técnicos da Secretaria de Meio Ambiente no cadastramento e instrução aos produtores rurais. Com o lançamento nacional do CAR, que deve acontecer nos próximos dias, o Rio Grande do Sul usará o sistema oferecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováceis (Ibama), que é o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR).

Ainda como parte da agenda do secretário Paulo Cabral no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, à tarde, o representante do MMA proferiu palestra também sobre o CAR na 70a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que acontece em Gramado, municípiolocalizado a 115km da capital. Paralelo às atividades da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, acontece, ainda, o 2o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, também em Gramado.

Durante a palestra, o Cabral reforçou o papel do governo estadual no processo de cadastramento e detalhou alguns pontos que estão sendo discutidos para implantação do CAR em todo o país, como a possibilidade de inserir os dados no SiCAR offline, no caso de produtor que não tenha acesso à internet. "Isso é uma facilidade que estamos dispondo aos produtores que, dessa forma, poderão salvar todas as informações relacionadas ao seu imóvel em um CD ou outro tipo de mídia, para entregar, posteriormente, aos órgãos estaduais ou municipais de meio ambiente, responsáveis pelo cadastro".

O representante do MMA lembrou o compromisso governamental de cadastrar mais de 5,2 milhões de imóveis rurais espalhados por todo o Brasil, além de destacar as parcerias estaduais como ferramenta básica para realizar esses cadastros. "Como está previsto em Lei, o CAR deve ser feito preferencialmente pelos estados", explicou. Para agilizar o processo, o Ministério do Meio Ambiente cedeu imagens de satélite em alta resolução de todo o território nacional, capacitação técnica e ações de divulgação em âmbito nacional a todos os estados da federação.

http://www.mma.gov.br/informma/item/9600-rio-grande-do-sul-mostra-uni%C…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.