VOLTAR

Rio de Janeiro terá 3 dias de feriado durante realização da Rio+20

OESP, Vida, p. A30
21 de Abr de 2012

Rio de Janeiro terá 3 dias de feriado durante realização da Rio+20
Prefeito Eduardo Paes decide enviar projeto de lei à Câmara, após pedido do Governo

Felipe Werneck

RIO DE JANEIRO - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), acatou pedido do governo federal e anunciou nesta sexta-feira que enviará na próxima semana à Camara Municipal um projeto de lei para decretar feriado nos três últimos dias da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada na cidade de 13 a 22 de junho. Segundo Paes, a medida será votada em regime de urgência.
Após reunião de quase três horas entre representantes dos governos federal, estadual e municipal no Palácio da Cidade, também foi anunciada a decisão de preparar a Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, para pousos e decolagens de aviões oficiais durante a Rio+20.
O objetivo das duas medidas é facilitar a locomoção das delegações e o esquema de segurança nos três dias reservados para a reunião de cúpula da conferência. A questão do transporte é apontada como uma das principais preocupações na logística da Rio+20. "Para nós seria importante (o feriado), porque isso facilitaria muito a realização do evento. A presidente Dilma (Rousseff) também pediu que a base aérea da Aeronáutica fosse preparada para receber chefes de Estado, como estrutura adicional", disse a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
Apesar do temor de esvaziamento dos eventos programados pela sociedade civil com a decretação de feriado antes do fim de semana (de quarta a sexta-feira), Paes disse que a medida "vai permitir que a população participe ainda mais". Com o feriado, não será necessário criar corredores exclusivos para o trânsito de chefes de Estado e de governo, disse o prefeito. "O deslocamento ficará mais fácil. Não será um transtorno, mas uma honra para a cidade receber chefes de Estado 20 anos depois da Rio-92".
Além de Paes e Gleisi, participaram da reunião o governador Sérgio Cabral (PMDB), a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a secretária de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas, o secretário executivo da Comissão Nacional da Rio+20, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, e o responsável pela logística do Comitê de Organização da Rio+20, ministro Laudemar Aguiar.

Ban Ki-moon pede 'honra' ao planeta no Rio

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ontem à comunidade internacional para honrar o planeta Terra, apostando em uma mudança real durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que ocorre em junho.
"A Terra mãe pertence a todos e a Rio+20 é uma oportunidade única que todos temos de aproveitar", disse ele em mensagem distribuída por ocasião do Dia da Terra, comemorado amanhã.
A efeméride, afirmou, deveria ser um motivo "para honrar nosso único planeta", mas também como "uma chamada de ação contra a falta de respeito humano com os recursos e ecossistemas da natureza."
Ele declarou que a Rio+20 oferece a oportunidade adequada para "mudar o curso" das ações humanas em relação ao planeta e alterar seus padrões de comportamento de modo a "cultivar um ambiente natural e social em que todas as crianças se sintam seguras e todos os povos possam prosperar". Ele defende que sejam tomadas medidas "duras, mas necessárias" para garantir a viabilidade do planeta.
Selo. A cidade do Rio de Janeiro, junto com Nairóbi, no Quênia, e Estocolmo, na Suécia, será representada em uma série de selos comemorativos do 40.o aniversário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). / EFE

OESP, 21/04/2012, Vida, p. A30

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,rio-de-janeiro-tera-3-dias-de-…
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ban-ki-moon--pede-honra-ao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.