VOLTAR

Rio combate emissões de gases-estufa

O Globo, Rio, p. 27
28 de Nov de 2009

Rio combate emissões de gases-estufa
Transporte e lixo são os maiores vilões, segundo o município

O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem as medidas que serão tomadas para impedir que a emissão de gases-estufa do município na atmosfera quase dobre até 2020. Hoje, das 20 milhões de toneladas de CO2 emitidos pelo Rio, 73% vêm de resíduos sólidos e do sistema de transporte. Entre os projetos implantados até o fim de 2012, estão a expansão, em 200 quilômetros, da malha cicloviária, e a implantação da coleta seletiva de lixo em toda a cidade.

A Zona Norte também ganhará o Programa 15 Minutos Verde - o título deve-se ao tempo máximo que separará qualquer casa da região de uma praça. Para garantir o cumprimento da iniciativa, a cidade ganhará 1.500 hectares de área verde. Novos parques serão abertos à população, inclusive no Complexo do Alemão e em Manguinhos.

Outra inauguração prevista, esta para 2011, é a do Centro de Tratamento de Resíduos, em Seropédica. Nove mil toneladas de lixo produzidas diariamente na cidade vão para o local, que vai transformá-las em matéria-prima para a geração de energia. O Aterro de Gramacho, em Duque de Caxias, atual destino do lixo carioca, será aposentado.

Na área de transportes, a prefeitura aposta no sistema de ônibus BRT e na expansão da malha cicloviária, que, hoje é de apenas 140 quilômetros.

O Globo, 28/11/2009, Rio, p. 27

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.