VOLTAR

Rio Branco: III Encontro de Culturas Indígenas

Site do ISA- Socioambiental.org.-São Paulo-SP
14 de Fev de 2002

Quando: 15 a 19 de Abril
Onde: Espaço Kaxinawá, Praça Plácido de Castro, Auditório do CERB e Anfiteatro da Universidade Federal do Acre
Organização: Governo do Acre, UNI (União das Nações Indígenas) e Funai (Fundação Nacional do Índio); com o apoio do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Comin (Conselho de Missão entre Índios), CPI (Comissão Pró-Índio), Pesacre (Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa), Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e Mama (Movimento Articulado das Mulheres da Floresta Amazônica).
Informações: Patrimônio Histórico Cultural do Acre; tel. (68) 222 7269

Envolvendo escolas, universidades, paróquias e a população em geral, este Encontro irá reunir pagés e outros representantes de povos indígenas do Acre e do sul do Amazonas, contando com a presença dos Apurinã, Arara (Apolima), Ashaninka, Camadeni, Jamamadi, Jaminawa, Kaxarari, Kaxinawá, Madija (Kulina), Nawa, Shanenawa, Yawanawá e Yine (Manchineri). Reunidos no "Espaço Kaxinawá", os participantes apresentarão cantos, danças e rituais de pajelança. Haverá ainda exposições de artesanato, fotografia e mostra de vídeos, assim como o lançamento da Revista do Povos Indígenas do Acre e sul do Amazonas e do vídeo Povos Indígenas do Acre.
A questão da demarcação das terras terá um espaço destacado no evento, sendo tema de uma tribuna livre na Praça Plácido de Castro. Em seguida, haverá uma caminhada na cidade em que se ostentarão faixas com dizeres relacionados ao assunto. Também está previsto um debate sobre a questão fundiária indígena no anfiteatro da Universidade (Ufac). Haverá, ainda, uma sessão solene na Câmara dos Deputados, com a presença do Governador e do Ministério Público.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.