Revista existimos
17 de Jul de 2007
Revista "EXISTIMOS" dá voz aos quilombolas da Ilha de Marambaia
Com depoimentos, fatos históricos, breves análises, notícias, pequenos contos, e um bonito projeto gráfico, a revista EXISTIMOS registra a biografia da comunidade quilombola na Ilha de Marambaia desde a Escravatura até os dias de hoje. É uma iniciativa da organização não-governamental FASE realizada com plena participação dos nativos, com concepção e textos de Fernanda Carneiro e projeto gráfico de Luang Dacach.
A comunidade habita a Ilha há mais de cem anos e sempre teve a posse compartilhada, coletiva e pacifica do território preservado exemplarmente. Desde a instalação, em 1971, da Base de Adestramento da Marinha vem sofrendo restrições de direitos de cultivo, moradia, transporte e educação e a situação não mudou mesmo depois da Constituição Federal de 1988 instituir o conceito de "remanescentes de quilombos" que reconhece a propriedade definitiva dos quilombolas de seu território ( artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).
EXISTIMOS, ao registrar a história da comunidade e de sua saga pela titulação coletiva da terra pretende ser um instrumento de reconhecimento público dos seus direitos e de formação de uma opinião pública não arbitrária, mas calcada em estudos científicos, análises e relatos dos diretamente atingidos por uma situação de injustiça ambiental.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.