VOLTAR

Revista "EXISTIMOS" dá voz aos quilombolas da Ilha de Marambaia

Revista existimos
17 de Jul de 2007

Revista "EXISTIMOS" dá voz aos quilombolas da Ilha de Marambaia

Com depoimentos, fatos históricos, breves análises, notícias, pequenos contos, e um bonito projeto gráfico, a revista EXISTIMOS registra a biografia da comunidade quilombola na Ilha de Marambaia desde a Escravatura até os dias de hoje. É uma iniciativa da organização não-governamental FASE realizada com plena participação dos nativos, com concepção e textos de Fernanda Carneiro e projeto gráfico de Luang Dacach.

A comunidade habita a Ilha há mais de cem anos e sempre teve a posse compartilhada, coletiva e pacifica do território preservado exemplarmente. Desde a instalação, em 1971, da Base de Adestramento da Marinha vem sofrendo restrições de direitos de cultivo, moradia, transporte e educação e a situação não mudou mesmo depois da Constituição Federal de 1988 instituir o conceito de "remanescentes de quilombos" que reconhece a propriedade definitiva dos quilombolas de seu território ( artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).

EXISTIMOS, ao registrar a história da comunidade e de sua saga pela titulação coletiva da terra pretende ser um instrumento de reconhecimento público dos seus direitos e de formação de uma opinião pública não arbitrária, mas calcada em estudos científicos, análises e relatos dos diretamente atingidos por uma situação de injustiça ambiental.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.