VOLTAR

Revista aborda a realidade indígena no Brasil

Jornal Agora - http://www.jornalagora.com.br
07 de Abr de 2013

Em dossiê especial sobre povos indígenas, a Revista de História da Biblioteca Nacional resgata o passado da população indígena e investiga suas ações antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil. Artigo de Cristiana Bertazoni revela que os incas tentaram impor seu modo de vida aos nativos da Amazônia, mas precisaram ter uma postura flexível e diplomática para tentar conquistar os povos que viviam na floresta. Ao fim, descobre-se que houve mais intercâmbio entre as culturas que uma relação clara de dominação.

Reportagem de Bernardo Câmara mostra que os povos indígenas continuam sendo desrespeitados pelo modelo de desenvolvimento do Brasil. Pelo menos, 43 empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vão afetar territórios indígenas. A construção da Usina de Belo Monte vai impactar, direta ou indiretamente, 24 etnias. No entanto, o projeto é apenas um entre tantos. Há outras 22 hidrelétricas planejadas em rios amazônicos nos próximos dez anos.

A entrevista da edição de abril da revista é com Manolo Florentino, professor da UFRJ e presidente da Casa de Rui Barbosa. Ele afirma que, apesar de terem um bom espaço de atuação, os historiadores não sabem falar para seu público: "Os jornalistas sabem escrever. Escrever no sentido técnico: eles pensam no público, em como emitir o enunciado. Há grandes trabalhos de história escritos por jornalistas, excepcionais do ponto de vista histórico, que sofrem preconceito por parte dos historiadores".

Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz, a cada mês, reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação, que tem patrocínio da Petrobras, é mensal e vendida em bancas de todo o país ao preço de R$ 11.

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=4…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.