VOLTAR

Revelando Tocantins realiza seminário na região Praias e Lagos do Cantão

O Girassol - www.ogirassol.com.br
08 de Out de 2010

O segundo seminário de validação do projeto Revelando Tocantins aconteceu nesta quinta-feira, 7, no município de Lagoa da Confusão, que compõe a região turística Praias e Lagos do Cantão e inclui Pium, Caseara e Araguacema.

Neste encontrou em que os representantes do poder público, trade e conselhos de turismo puderam ajustar informações que irão compor o inventario turístico proposto pelo projeto, uma das alterações refere-se à localização do principal atrativo da região, o Parque Estadual do Cantão.

A secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Pium, Fernanda Galvão, alegou que em todos os materiais de pesquisa e divulgação o parque consta como atrativo do município de Caseara, sendo que 100% da área está no município de Pium.

"Por questões políticas à construção da sede administrativa do parque foi cedida para Caseara e Pium não aparece em nada. Com isso a cidade não tem como solicitar recursos e realizar obras como o portal de entrada do parque por Pium, que foi uma das propostas apontadas para o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável e a ponte na TO 354 - Trans Javaés, visto que hoje nossa maior dificuldade é o acesso", disse.

Araguacema foi representada pelas secretarias de Meio Ambiente e Juventude que ressaltam atrativos como o murro de pedra e as ruínas da igreja Nossa Senhora da Divina Providencia, além de bolos conhecidos na gastronomia municipal. "Foi uma oportunidade de incluir atrativos que passaram despercebidos no levantamento. Araguacema é bastante conhecida pela temporada de praia, mais com o projeto os outros atrativos também terão visibilidade", concluiu a coordenadora de Juventude, Michele Paula Santos.

Caseara não teve representantes para validar o inventário da cidade e os apontamentos referente à Lagoa da Confusão foram feitos por representantes do trade. Participação está, que destacada pelo diretor de Desenvolvimento e Operações Turísticas da Adtur, Antonio Malan.

"É uma participação importante da iniciativa privada, que muda o cenário que tínhamos antes apenas do envolvimento poder público nesses encontros. A atividade turística é exclusivamente feita pelo setor privado e o governo atua como um suporte", disse.

Instancias de Governança

O fortalecimento dos conselhos municipais e da criação do Fórum Regional de Turismo foi estimulado pela Assessora de Relações Institucionais da Adtur, Adeneide Guedes.

"A base para o turismo consolidado e fortalecido são essas entidades, conselhos e fórum. A Adtur tem feito um trabalho de criação e fortalecimento em algumas cidades e queremos ver esses órgãos funcionado", disse Guedes. Cada região turística também tem direito a assento no Fórum Permanente de Turismo, porém só estão sendo representadas a região do Jalapão e Serras e Lago.

O representante da Fundação Assis Chateaubriand, Fernando Ferreira enfatizou o assunto. "A gestão pública costuma dar prioridade para sociedade organizada. Por isso é fundamenta que os conselhos municipais estejam estruturados para dar subsidio para os fóruns regionais e estadual que por sua vez tem acesso ao conselho nacional de turismo", concluiu.

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%A…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.