VOLTAR

Reunião discute criação do Conselho Consultivo do Parque Dom Osório Stoffel

Jornal O Documento
26 de Mai de 2008

A primeira reunião para criação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Dom Osório Stoffel será realizada amanhã (27.05), no auditório da Prefeitura de Rondonópolis. A instalação do conselho é prevista pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e é a oportunidade da sociedade fazer parte das tomadas de decisões referentes à Unidade de Conservação. A reunião começa às 14 horas.

O Parque Estadual Dom Osório Stoffel foi criado pelo Decreto no 5.437 em 12 de novembro de 2002, com uma área de 6.400 hectares, no município de Rondonópolis, e recebeu o nome do bispo diocesano do município que dedicou parte de sua vida em trabalhos e ações de conservação ambiental.

A categoria "Parque", no qual esta unidade de conservação foi enquadrada, é prevista na legislação federal: Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC (Lei no 9.985/2000) e na estadual: Sistema Estadual de Unidades de Conservação - SEUC (Decreto no 1.795/1997).

O objetivo de sua criação é preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Os parques estaduais são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e as atividades são desenvolvidas por meio da Superintendência de Biodiversidade e da Coordenadoria de Unidades de Conservação.

De acordo com o SNUC, "cada unidade de conservação do grupo de Proteção Integral disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil, por proprietários de terras localizadas no interior da unidade de conservação e demais atores com interesse na implantação da unidade de conservação".

O trabalho é conduzido pela Gerente Regional do Parque Estadual Dom Osório Stoffel, Bióloga Irene de Souza Moreno, com apoio da Diretoria Regional de Rondonópolis.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.