VOLTAR

Reunião debate habitação indígena no Estado

Gazeta do Sul
14 de Jun de 2007

O secretário adjunto de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Luiz Zaffalon, participou de uma reunião, nesta quarta-feira (13), na Secretaria de Coordenação e Planejamento, para discutir o Programa de Habitação Indígena do governo do Estado.

O programa foi criado em 2004, com o objetivo de integrar diversas secretarias e órgãos do Estado na construção de habitações para a população indígena do Estado. Ao todo foram construídas 790 moradias com a parceria entre a CEEE, que forneceu a madeira, a Emater, pela doação de pregos e telhas, a Secretaria de Habitação, Saneamento e
Desenvolvimento Urbano e os municípios, com a mão-de-obra.

Os representantes da Reserva do Guarita, de Tenente Portela e Redentora, reivindicaram na reunião a continuidade do programa, que está parado devido à falta de recursos para o beneficiamento e transporte da madeira. Na reserva, foram construídas 150 moradias e ainda faltam outras 300 casas.

Segundo Luiz Zaffalon, o governo do Estado solicitou apoio da Funai para que participe do projeto, colaborando com o transporte da madeira até a Reserva do Guarita, visto que é uma área federal. "Estamos buscando novas parcerias para que possamos dar continuidade a esse importante projeto, que contribui para a melhoria nas condições de vida da comunidade indígena do Estado".

Estavam presentes na reunião, representantes da Funai, Funasa, secretarias de Gestão e Planejamento, da Saúde, Ministério Público Federal, índios caingangues e guaranis e o prefeito de Tenente Portela, Rubens Antonio Marroni Furini.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.