VOLTAR

Reunião da Comissão Estadual de Florestas do Amapá aconteceu nesta terça-feira

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - http://www.ief.ap.gov.br
25 de Jun de 2014

A Comissão Estadual de Florestas do Amapá (COMEF/AP) esteve reunida nesta terça-feira, 24, no auditório da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) para sua segunda reunião ordinária, discutindo pautas como o processo de concessão florestal no Amapá, o Plano de Outorga Florestal(PAOF), o Plano de Manejo da Flota, entre outros pontos.

A COMEF/AP é um órgão consultivo da esfera de governo, criada através do Decreto 5.762 em outubro de 2013 e tem, entre suas atribuições, a missão de propor diretrizes para gestão das florestas públicas do Estado, como explicou Marcos Almeida, gestor da Coordenadoria de Acesso aos Recursos Florestais do Instituto Estadual de Florestas(IEF): " Nós queremos que a comissão se aproprie desse processo da gestão usando como ferramenta, o processo de concessão florestal, em fase de pré- lançamento do edital final pelo IEF, e objeto de pauta nesta reunião", disse Marcos.

O IEF apresentou à comissão o andamento do processo de concessões florestais na Floresta Estadual do Amapá (Flota) e propôs a criação de uma Câmara Técnica para que a Comissão possa contribuir de forma mais participativa da gestão, inclusive já propondo novos parâmetros para o próximo edital a ser formulado em 2015.

Pedro Ramos, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), ressaltou que os membros desta Comissão são representantes legítimos das lutas pelas políticas florestais: "todos aqui sabem perfeitamente porque estão aqui e acredito que a solução para exploração ilegal da madeira em Macapá, passa por esse grupo. A política florestal do Amapá está iniciando e tudo no início é mais desafiante, mas ela estará pronta muito em breve, eu acredito nisso", concluiu Pedro.

Ana Euler, diretora-presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) defendeu durante a reunião que a discussão a respeito das políticas florestais no Amapá, deve ser constante, a fim de esclarecer os membros da COMEF e permitir a difusão dessas informações. " Temos que entender qual o processo de implementação dessas políticas que o Estado passa, para que esclareçamos a sociedade e mostremos que estamos sim no caminho certo, contra a extração ilegal de madeira e contra as ameaças da nossa floresta", disse.

Essa foi a primeira reunião da COMEF em 2014, a próxima reunião ordinária está prevista para o segundo semestre do ano.

http://www.ief.ap.gov.br/conteudo/lista_noticias/483

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.