VOLTAR

Reunião com indígenas e servidores apresenta proposta para assistência ao índio

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
05 de Fev de 2003

A primeira resposta às inúmeras reivindicações e expectativas dos representantes indígenas presentes à reunião realizada ontem (04), até o início da noite, no auditório da Funai, foi o anúncio de uma gestão participativa para a Diretoria de Assistência (DAS), responsável pelo atendimento direto às comunidades indígenas. A criação do Conselho Gestor da DAS prevê a participação de nove representantes indígenas e oito servidores dos departamentos que compõem a diretoria.

O indigenista e servidor da Funai, Ronaldo Oliveira fez o anúncio e explicou aos presentes que o Conselho permitirá ouvir as lideranças indígenas sobre as necessidades e estabelecer metas e prioridades para a distribuição e utilização dos recursos. Também permitirá o acompanhamento da utilização dos recursos enviados e melhor avaliação do atendimento às comunidades indígenas no que diz respeito à questões referentes à educação, alimentação, proteção, vigilância e atividades produtivas.

Depois de ouvir diversos representantes de aldeias indígenas que estiveram ou moram em Brasília, o presidente da Funai, Eduardo Aguiar de Almeida reafirmou a intenção da nova gestão em criar uma nova fase na relação do governo com os povos indígenas. "Trabalharemos para que as políticas públicas sejam realizadas de forma mais cristalina e que a relação do estado brasileiro com os povos indígenas sejam seja em bases mais sólidas, onde haja confiança e diálogo", disse Almeida.

O presidente esclareceu aos presentes sobre as dificuldades orçamentárias que a Funai vem passando nas últimas décadas e reconheceu que os problemas são muitos. Apesar do orçamento deste ano estar definido, e parte dele comprometido com pagamentos do semestre passado, já que a suplementação não chegou no final de 2002, conforme havia sido prometido pelo governo anterior, a nova gestão da Funai vai articular e garantir a inclusão das comunidades indígenas em diversos programas sociais de governo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.